Segredos dos Tipos de Linguagem

Quem está em busca da aprovação nas provas deve ficar atento para um dos assuntos que mais caem nas provas: os tipos de linguagem. Leia este artigo da da Redação e Gramática Zica e aprenda o que é linguagem verbal, não-verbal, mista e digital.

Tipos de linguagem é uma matéria muito cobrada nas provas. Ela faz parte do nosso dia a dia e se relaciona à maneira como nos comunicamos uns com os outros.

Mas, o primeiro passo para se tornar um expert em tipos de linguagem é saber fazer a diferença entre comunicação e linguagem. A comunicação ocorre quando interagimos com o outro utilizando alguma linguagem. Já linguagem é o processo comunicativo pelo qual indivíduos interagem entre si.

Nós utilizamos linguagens diferentes para estabelecer uma comunicação com o outro. Até pouco tempo atrás, os tipos de linguagem eram três: verbal, não-verbal e mista. Recentemente, surgiu a digital. Vamos ver o que é cada um deles:

– Verbal: este tipo de linguagem ocorre quando transmitimos informações por meio das palavras faladas ou escritas. Exemplos: conversas, cartas, bilhetes, redação, etc;

– Não-verbal: já este tipo de linguagem não se baseia em palavras e sim na utilização de símbolos que trazem uma carga semântica. Embora não tenha palavras escritas, o indivíduo consegue fazer a leitura. Exemplos: placas, dança, fotografia, expressões, mímica, escultura, entre outros;

– Mista: é caracterizada pelo uso destes dois tipos de linguagem, a verbal e não-verbal ao mesmo tempo. Exemplos: cinema, teatro, TV, charges, histórias em quadrinhos, outdoors, etc;

– Digital: este tipo de linguagem é uma novidade e ainda não aparece em todos os livros didáticos porque eles estão em processo de atualização. A linguagem digital consiste na combinação de números e algoritmos que permitem armazenar e transmitir informações no meio digital.

_

Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta