Tipos de sujeito

Tipos de Sujeito: Aprenda a identificar todos os tipos nas provas

A classificação dos tipos de sujeito é um assunto recorrente nas provas e que costuma até ser objeto de “pegadinhas” para confundir os estudantes. Aprenda a identificar cada um deles nesse conteúdo da Redação e Gramática Zica para arrasar nos vestibulares e concursos.

O sujeito pode ser simples (quando apresenta somente um núcleo) ou composto (quando tem dois mais núcleos). Mas, estas não são as suas únicas classificações. Há ainda diferentes tipos de sujeito: determinado, determinado elíptico, indeterminado ou até uma oração sem sujeito.

>Determinado: aqui o sujeito está claramente escrito e exposto na oração.

Exemplo: Eu irei muito bem nas provas, pois tenho aula com a linda professora Pamba;

>Determinado elíptico (ou oculto): neste caso, o sujeito não está escrito. Ele é reconhecido pela desinência do verbo ou pelo contexto. No exemplo citado acima “pois tenho aula com a linda professora Pamba”, é possível verificar que o sujeito é o “eu”;

>Indeterminado: este tipo de sujeito pode ser verificado a partir de três formas de identificação: presença do índice de indeterminação do sujeito (a partícula ‘se’), verbo na terceira pessoa do plural e verbo infinitivo pessoal:

– A partícula ‘se’ se torna um índice de indeterminação do sujeito quando está junto com verbos intransitivos, transitivos diretos e verbos de ligação:

Exemplo 1: Não se acorda alguém que está sonhando.

Verbo ‘acordar’ ( intransitivo) + partícula ‘se’

Exemplo 2: Desconfiou-se das propostas recebidas.

Verbo ‘desconfiar’ (transitivo indireto) + partícula ‘se’

– Verbo na terceira pessoa do plural indica sujeito indeterminado quando não há contexto ou informação prévia.

Exemplo: Ontem, quebraram o pau em uma casa do condomínio.

– A presença de verbo no infinitivo impessoal também indica sujeito indeterminado. Aqui não há referências a uma pessoa específica na frase.

Exemplo: Amar é sofrer.

>Oração sem sujeito: este tipo de sujeito se verifica quando a estrutura da frase contém verbos impessoais, seja na terceira pessoa do singular ou uma oração feita só de predicado. Os verbos impessoais mais comuns nas provas são ‘haver’ e ‘fazer’. Confira:

– ‘Haver’ no sentido de existir, acontecer ou indicando tempo passado.

Exemplo: Havia muitas pessoas.

Ou em locuções verbais

Exemplo 2: No próximo ano, deverá haver novos amores.

– ‘Fazer’ no sentido de tempo corrido, a decorrer ou fenômenos da natureza.

Exemplo: Já fazia dois anos que eu não o via.

*Exceção: quando verbos que expressam fenômenos da natureza estão na oração em um sentido figurado. Nestes casos, pode ter sujeito.

Exemplo: Choveram elogios a respeito da aula.

_

Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta