Hoje vamos resolver juntos alguns exercícios sobre um assunto que costuma deixar muitos alunos confusos: as funções da linguagem. Felizmente, essa não é uma matéria difícil. Acompanhe e bons estudos!

Funções da Linguagem: exercícios resolvidos

Hoje vamos resolver juntos alguns exercícios sobre um assunto que costuma deixar muitos alunos confusos: as funções da linguagem. Felizmente, essa não é uma matéria difícil. Acompanhe e bons estudos!

Exercícios sobre funções da linguagem

Questão 1

Qual das alternativas encontramos a função emotiva?

a) Frase é um enunciado, com ou sem verbo, que tem sentido completo.

b) Venha conhecer a obra desse grande mestre!

c) Os seus pais o amam muito Rose!

d) Oi, tudo bem?

e) De acordo com os dados facultados pela Polícia Militar, sobe para 12 o número de vítimas em estado grave após o confronto entre as equipes de futebol nesta quarta-feira, entre as quais 3 mulheres.

RESOLUÇÃO:

Quando falamos em função emotiva, nos referimos a sentimentos e emoções.

a) Errada. Veja que esta alternativa traz uma frase para explicar o conceito de frase. Então, trata-se de função metalinguística.

b) Errada. Quando temos construções como “venha conhecer”, isso é uma ordem, ou seja, esta alternativa apresenta função conativa ou apelativa.

c) Correta. Afinal, qual verbo apresenta mais as emoções do que ‘amar’?

d) Errada. Quando temos elementos que buscam a comunicação com outros, configura-se função fática.

e) Errada. Veja que a frase se assemelha muito a uma notícia, isto é, busca passar uma informação. Nesse caso, temos função referencial ou denotativa.

RESPOSTA: C


Questão 2

Nas frases: 1. “Compre aqui e concorra a este lindo carro!”; 2. “Alô? Você está ai?”; 3. “Venha e concorra já! “. Em ordem, quais são as funções predominantes nas frases?

a) Apelativa, fática e apelativa

b) Todas são fáticas

c) Referencial, apelativa e fática

d) Metalinguística, fática e conativa

e) Todas são referenciais

RESOLUÇÃO:

A frase 2 é a alternativa mais fácil, pois nela encontramos claramente a função fática, que é a função de testar o canal de comunicação com outra pessoa.

Agora repare que as frases 1 e 3 se assemelham muito na sua estrutura, pois elas têm o objetivo de convencer o leitor a praticar uma determinada ação. basta olhar os verbos: ‘compre’, ‘concorra’, ‘venha’. Todos estão no modo imperativo, que nos passa uma ideia de ordem. E quando isso acontece, temos a função apelativa.

RESPOSTA: A


Questão 3

(Enem) Desabafo

Desculpem-me, mas não dá pra fazer uma cronicazinha divertida hoje. Simplesmente não dá. Não tem como disfarçar: esta é uma típica manhã de segunda-feira. A começar pela luz acesa da sala que esqueci ontem à noite. Seis recados para serem respondidos na secretária eletrônica. Recados chatos. Contas para pagar que venceram ontem. Estou nervoso. Estou zangado.

CARNEIRO, J. E. Veja, 11 set. 2002 (fragmento).

Nos textos em geral, é comum a manifestação simultânea de várias funções da linguagem, com o predomínio, entretanto, de uma sobre as outras. No fragmento da crônica Desabafo, a função da linguagem predominante é a emotiva ou expressiva, pois

a) o discurso do enunciador tem como foco o próprio código.

b) a atitude do enunciador se sobrepõe àquilo que está sendo dito.

c) o interlocutor é o foco do enunciador na construção da mensagem.

d) o referente é o elemento que se sobressai em detrimento dos demais.

e) o enunciador tem como objetivo principal a manutenção da comunicação.

RESOLUÇÃO:

Veja que o enunciado já nos dá a resposta, pois nos diz que a função predominante é a emotiva. Note que as alternativas nada mais são do que descrições de diferentes funções da linguagem. Portanto, para resolver essa questão, temos que saber quais são as características dessa função.

Ao ler a crônica, podemos observar que a atitude do enunciador se sobrepõe àquilo que foi dito, predominando a função emotiva da linguagem. Também percebemos que a mensagem que o texto passa está voltada para os aspectos subjetivos do enunciador.

RESPOSTA: B


Questão 4

(Enem) Há o hipotrélico. O termo é novo, de impensada origem e ainda sem definição que lhe apanhe em todas as pétalas o significado. Sabe-se, só, que vem do bom português. Para a prática, tome-se hipotrélico querendo dizer: antipodático, sengraçante imprizido; ou talvez, vicedito: indivíduo pedante, importuno agudo, falta de respeito para com a opinião alheia. Sob mais que, tratando-se de palavra inventada, e, como adiante se verá, embirrando o hipotrélico em não tolerar neologismos, começa ele por se negar nominalmente a própria existência.

ROSA, G. Tutameia: terceiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001 (fragmento).

Nesse trecho de uma obra de Guimarães Rosa, depreende-se a predominância de uma das funções da linguagem, identificada como

a) metalinguística, pois o trecho tem como propósito essencial usar a língua portuguesa para explicar a própria língua, por isso a utilização de vários sinônimos e definições.

b) referencial, pois o trecho tem como principal objetivo discorrer sobre um fato que não diz respeito ao escritor ou ao leitor, por isso o predomínio da terceira pessoa.

c) fática, pois o trecho apresenta clara tentativa de estabelecimento de conexão com o leitor, por isso o emprego dos termos “sabe-se lá” e “tome-se hipotrélico”.

d) poética, pois o trecho trata da criação de palavras novas, necessária para textos em prosa, por isso o emprego de “hipotrélico”.

e) expressiva, pois o trecho tem como meta mostrar a subjetividade do autor, por isso o uso do advérbio de dúvida “talvez”.

RESOLUÇÃO:

Ao ler o texto, percebemos que ele é praticamente um dicionário, pois o autor explica um termo da língua portuguesa por meio da própria língua portuguesa. Quando usamos a linguagem para explicar ela mesma, temos a função metalinguística.

RESPOSTA: A


Questão 5

Assinale a alternativa que contenha a sequência correta sobre as funções da linguagem, importantes elementos da comunicação:

1. Ênfase no emissor (1ª pessoa) e na expressão direta de suas emoções e atitudes.

2. Evidencia o assunto, o objeto, os fatos, os juízos. É a linguagem da comunicação.

3. Busca mobilizar a atenção do receptor, produzindo um apelo ou uma ordem.

4. Ênfase no canal para checar sua recepção ou para manter a conexão entre os falantes.

5. Visa à tradução do código ou à elaboração do discurso, seja ele linguístico ou extralinguístico.

6. Voltada para o processo de estruturação da mensagem e para seus próprios constituintes, tendo em vista produzir um efeito estético.

( ) função metalinguística.

( ) função poética.

( ) função referencial.

( ) função fática.

( ) função conativa.

( ) função emotiva.

a) 1, 2, 4, 3, 6, 5.

b) 5, 2, 6, 4, 3, 1.

c) 5, 6, 2, 4, 3, 1.

d) 6, 5, 2, 4, 3, 1.

e) 3, 5, 2, 4, 6, 1.

RESOLUÇÃO:

Para resolver essa questão, é preciso dominar a definição de cada função. Portanto:

1. Função emotiva.

2. Função referencial.

3. Função conativa.

4. Função fática.

5. Função metalinguística.

6. Função poética.

RESPOSTA: B


Espero que esses exercícios tenham ajudado você a entender melhor as questões sobre as funções da linguagem. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

E para assistir à aula com a resolução detalhada dessas questões, confira meu vídeo abaixo:

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