Denotação e conotação são temas que caem na maioria das provas de vestibular, ENEM e concursos públicos.
Quando falamos de sentido denotativo e conotativo estamos tratando da expressividade da língua, ou seja, como ela pode ser expressada e entendida de diferentes formas.
Denotação e conotação: o sentido das palavras
Leia a tirinha:
O que podemos perceber na tirinha? Observe, no primeiro quadro, a expressão “comer asfalto”. Trata-se de uma expressão com sentido literal ou figurado?
Obviamente, o personagem não está dizendo para o outro que ele vai ter que comer asfalto literalmente. Temos uma fala no sentido figurado, isto é, ele usou da expressividade da língua para assustar o outro.
No segundo quadro, o personagem diz: “estou morto”. Novamente, trata-se de um sentido figurado, pois, como vemos, ele não está morto.
Passando para o terceiro quadro, temos a expressão “ameaça terrorista”. Claramente trata-se de um exagero, que também tem um sentido figurado. Afinal, o outro personagem, até onde sabemos, é apenas um estudante.
A tirinha é um belo exemplo de como a língua portuguesa é expressiva e como nós utilizamos recursos para expressá-la de diferentes maneiras. Por conta disso, as palavras podem assumir diversos sentidos no texto:
- Denotação: sentido real, literal, como no dicionário (como as palavras realmente são).
- Conotação: sentido figurado, que depende do contexto.
Exemplo: âncora.
A âncora do navio é gigantesca. (denotação: sentido real)
Ele é uma âncora no pé. (conotação: sentido figurado)
Veja que no primeiro exemplo estamos realmente falando da âncora do navio, ou seja, é o sentido real da palavra. No entanto, na segunda sentença, a pessoa não é uma âncora real; trata-se apenas de uma figura de linguagem, uma expressão no sentido figurado.
Falando nisso, são as diferentes possibilidades de empregar o sentido conotativo que nos leva a estudar as figuras de linguagem, que são um conjunto de recursos expressivos da língua. Aliás, esse é outro assunto que costuma cair muito nas provas.
Importante: na redação, você não pode utilizar o sentido conotativo – nem as figuras de linguagem! O seu texto deve ser sempre escrito no sentido denotativo, pois o corretor da banca pode não entender o sentido que você quis passar ao utilizar a conotação. Então, escrevam as palavras com seu real sentido.
Exercícios de Denotação e Conotação
QUESTÃO 1
(Enem)
Texto l
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra […]
ANDRADE, C. D. Reunião Rio de Janeiro: José Olympio, 1971 (fragmento).
Texto II
As lavadeiras de Mossoró, cada uma tem sua pedra no rio: cada pedra é herança de família, passando de mãe a filha, de filha a neta, como vão passando as águas no tempo […]. A lavadeira e a pedra formam um ente especial, que se divide e se reúne ao sabor do trabalho. Se a mulher entoa uma canção, percebe-se que nova pedra a acompanha em surdina… […]
ANDRADE, C. D. Contos sem propósito. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil, Caderno B, 17/7/1979 (fragmento).
Com base na leitura dos textos, é possível estabelecer uma relação entre forma e conteúdo da palavra “pedra”, por meio da qual se observa
a) o emprego, em ambos os textos, do sentido conotativo da palavra “pedra”.
b) a identidade de significação, já que nos dois textos, “pedra” significa empecilho.
c) a personificação de “pedra” que, em ambos os textos, adquire características animadas.
d) o predomínio, no primeiro texto, do sentido denotativo de “pedra” como matéria mineral sólida e dura.
e) a utilização, no segundo texto, do significado de “pedra” como dificuldade materializada por um objeto.
QUESTÃO 2
(Mackenzie)
Quando eu me sento à janela
P’los vidros que a neve embaça
Vejo a doce imagem dela
Quando passa… passa… passa…
Lançou-me a mágoa seu véu: –
Menos um ser neste mundo
E mais um anjo no céu.
Quando eu me sento à janela,
P’los vidros que a neve embaça
Julgo ver a imagem dela
Que já não passa… não passa…
(Fernando Pessoa)
I – Os versos 6 e 7 referem-se à morte de maneira denotativa.
II – Nos versos 6 e 7 há uma referência irônica ao véu da mágoa.
III – O paralelismo entre os versos 1/2 e 8/9 aponta para uma ação cíclica.
Das afirmações acima:
a) apenas I está correta.
b) apenas II está correta.
c) apenas III está correta.
d) todas estão corretas.
e) nenhuma está correta.
QUESTÃO 3
(Enem) O termo (ou expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, denotativo, ocorre em
a) “(….)
É de laço e de nó
De gibeira o jiló
Dessa vida, cumprida a sol (….)”
(Renato Teixeira. Romaria. Kuarup Discos. setembro de 1992.)
b) “Protegendo os inocentes
é que Deus, sábio demais,
põe cenários diferentes
nas impressões digitais.”
(Maria N. S. Carvalho. Evangelho da Trova. /s.n.b.)
c) “O dicionário-padrão da língua e os dicionários unilíngues são os tipos mais comuns de dicionários. Em nossos dias, eles se tornaram um objeto de consumo obrigatório para as nações civilizadas e desenvolvidas.”
(Maria T. Camargo Biderman. O dicionário-padrão da língua. Alfa (28), 2743, 1974 Supl.)
d)
O Globo. O menino maluquinho: agosto de 2002
e) “Humorismo é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos outros. Há duas espécies de humorismo: o trágico e o cômico. O trágico é o que não consegue fazer rir; o cômico é o que é verdadeiramente trágico para se fazer.”
(Leon Eliachar. www.mercadolivre.com.br <http://www.mercadolivre.com.br>. acessado em julho de 2005.)
QUESTÃO 4
(UFT-TO)
Leia as tirinhas abaixo:
Fonte: Folha de São Paulo,12 de julho de 2007. Folha Ilustrada, E 11.
Sabemos que a compreensão de todo e qualquer texto passa pelo conhecimento prévio do leitor ou ouvinte, como é o caso de tirinhas, charges e piadas. Um termo ou uma palavra, além do seu significado literal, pode vir acrescido de outros significados. No processo de interação da linguagem, o autor intencionalmente busca causar efeitos, desencadear comportamentos, atuar sobre o outro de determinada maneira.
Considerando essa discussão, assinale a alternativa CORRETA:
a) O contraste entre denotação e conotação presente nas tirinhas exemplifica a ideia discutida no enunciado da questão.
b) Na linguagem popular a denotação poderia ser definida como uma compreensão “ao pé da letra”, conforme temos na tirinha 2, no primeiro quadrinho, na expressão “Olha o aviãozinho”, sendo facilitada pelo conhecimento prévio do leitor e as intenções do autor.
c) Em ambas as tirinhas o efeito cômico causado dá-se pela interpretação denotativa carregada de impressões e valores afetivos.
d) Enquanto na tirinha 1 a denotação dá-se no primeiro quadrinho, na tirinha 2 esse processo ocorre no último.
QUESTÃO 5
(FGV)
Lixo industrial na sua casa
1A obsolescência programada dos produtos já ultrapassou todos os limites. Você compra uma 2geladeira, um fogão, uma máquina de lavar hoje e daqui a três ou quatro meses consulta a lista de 3assistência técnica. Chato, não?
4Vem a assistência técnica autorizada, conserta, ou melhor, dá um jeito por um mês ou dois. E o 5produto quase novo, já reparado, está novamente estragado. Irritante, não?
6Pois é, falamos, discutimos, escrevemos, lemos e vemos programas e filmes sobre a proteção ao 7ambiente. Um tema relevante, empolgante, mas que se contrapõe à curta duração dos produtos.
8Porque, bem, cá entre nós e que ninguém nos ouça, com produtos fabricados para estragar e 9assistência técnica que faz gambiarras, sai mais em conta comprar um novo.
10Chegamos, então, à triste situação de descartar, após um ano ou dois, equipamentos que antes 11duravam dez ou mais anos. Todos feitos com muito plástico, que deforma, enguiça, quebra e não dura.
12A natureza, já tão ameaçada por nosso descaso e desrespeito milenares, sofre com montanhas de 13baterias, carcaças de celulares, de máquinas de lavar e fontes de microcomputadores. Lixo, muito lixo, que 14decorre da cupidez de quem fabrica porcaria para vender novamente em prazo recorde.
Maria Inês Dolci, Folha de S. Paulo, 31/05/2010. Adaptado.
Destes pares de palavras, entendidos no contexto, o único em que ocorrem contrastes entre linguagem formal e informal e entre denotação e conotação é:
a) “relevante” (ref. 7) / “empolgante” (ref. 7).
b) “gambiarras” (ref. 9)/ “porcaria” (ref. 14).
c) “reparado” (ref. 5) / “fabricados” (ref. 8).
d) “programas” (ref. 6) / “montanhas” (ref. 12).
e) “conserta” (ref. 4) / “decorre” (ref. 14).
RESPOSTAS:
1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
a | c | c | a | d |
Para aprender mais
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Espero que esses exercícios tenham ajudado você a entender melhor sobre denotação e conotação. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!
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Muito bom Gostei DEMAIS Bem Explicativo é interessante !