Exemplo de redação

Exemplo de redação pronta: Aprenda a escrever um texto dissertativo nota mil

Saber escrever um texto dissertativo é essencial para que os alunos consigam alcançar a tão sonhada aprovação. E para ajudar os pupilinhos nessa missão, publicamos uma série de conteúdos exclusivos e, em uma das vídeo aulas, trouxemos uma redação pronta para mostrar como escrever um texto nota mil.
O tema da redação desta aula é “A evolução do conceito de família”.

A primeira dica é se atentar para a forma como o tema é apresentado nesta redação pronta: “A evolução do conceito de família: uma instituição em permanente mudança”. Aqui, se afirma que o conceito família mudou, portanto não é possível ir contra essa afirmação. Já a palavra evolução é neutra, o que permite que o aluno exponha se essas mudanças são boas ou não em sua percepção.

O segundo passo é escrever a introdução. No exemplo de redação pronta exibida no vídeo, o tema é reafirmado (porque ela concorda com o texto apresentado na prova) e uma lei é citada como forma de sustentação do discurso. Um detalhe: a redação deve ser escrita em terceira pessoa sempre! O mais importante da introdução é apresentar uma tese, que será defendida ao longo de todo o texto.

O desenvolvimento da redação pronta escolhida reafirma a tese apresentada pela autora na introdução e traz explicações completas das ideias mostradas. Tudo em terceira pessoa! O segundo parágrafo do desenvolvimento desta redação foca na maneira como aspectos históricos e econômicos influenciam a evolução do conceito de família.

A parte final dessa redação pronta, a conclusão, é dividida em duas partes: um parágrafo com um projeto de intervenção e outro para fazer um “fechamento”. O projeto de intervenção nada mais é do que a proposta de uma solução concreta para o problema apresentado. A redação termina com um parágrafo que retoma a tese exposta na introdução, mostrando a opinião da autora (em terceira pessoa).

_

Com esse exemplo de redação pronta do vídeo ficou mais fácil de entender como se escreve um bom texto dissertativo? Agora é hora de praticar!

Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta