Figuras de Linguagem

Figuras de Linguagem: Saiba o que são e confira exemplos

Seja nos vestibulares, no Enem ou em concursos públicos, sempre têm aqueles assuntos mais pop e que são pedidos frequentemente nas provas. E figura de linguagem com certeza está no top five de matérias mais abordadas. Por isso, todo mundo que está em busca da tão sonhada aprovação deve ser um craque em figuras de linguagem. Você já é? Se a resposta é não, fique tranquilo! Dê uma olhadinha nesse conteúdo.

O que são as figuras de linguagem?

As figuras de linguagem são recursos da Língua Portuguesa para criar novos significados e gerar efeitos nos discursos, elas trabalham com expressões no sentido conotativo ao invés do literal. As figuras de linguagem ampliam o significado das palavras e sentenças por meio da semântica ou da sonoridade. Além disso, várias delas podem ser usadas para enriquecer a sua redação.

As figuras de linguagem são divididas em quatro grupos: de construção ou sintaxe, fônicas, de palavras, e de pensamento.



Elipse: ela se caracteriza pela omissão de determinados termos, embora facilmente reconhecíveis mediante o contexto em que se inserem.

Ex: Estávamos aflitos à espera dos resultados.

Embora não expresso, constatamos que o pronome pessoal do caso reto (nós) condiz com o discurso em voga, ao nos referirmos à desinência de números (-mos).

Pleonasmo: caracteriza-se pela repetição desnecessária de uma ideia retratada.

Ex: Vivia uma vida medíocre.

Anáfora: é a repetição de uma mesma expressão materializando-se no início de orações, versos ou períodos.

Ex: Nada me encanta, nada me seduz, nada me faz sair deste pesadelo.

Aliteração: consiste na repetição de sons consonantais.

Ex: Vozes veladas, veludosas vozes.

Metáfora: fundamenta-se numa relação subjetiva. Ela consiste na transferência de um termo para um âmbito de significação que não é o seu e para isso parte de uma associação afetiva, subjetiva entre dois universos. É uma espécie de comparação abreviada, à qual faltam elementos conectores (como, assim como, que nem, tal qual, etc).

Ex: Murcharam-lhe (assim como murcham as flores) os entusiasmos da mocidade.
 

Antítese: é a figura que evidencia a oposição entre ideias.

Ex: Buscas a vida, eu, a morte.

_

Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta