Gramática para Concursos

Gramática para concursos: O que você precisa saber

A aprovação em um concurso público é o sonho de muita gente porque esta é a garantia para a tão desejada estabilidade. Mas, passar em um concurso não é uma tarefa fácil e exige que os candidatos façam uma ótima preparação.
Comece já os seus estudos! Confira alguns dos principais assuntos de gramática para concursos neste post.

O primeiro passo da sua preparação deve ser o estabelecimento de uma rotina de estudos. Uma boa dica é focar nos assuntos que mais costumam cair nos concursos. Cursos com apostilas online e videoaulas são excelentes opções neste momento. Mas, muitos estudantes ficam preocupados com a gramática. Por isso, elencamos alguns dos assuntos de gramática para concursos que são mais recorrentes.

1 – O uso dos porquês
Este é um assunto que cai muitos em concursos e nesta aula explicamos como usar cada um deles: por que (pergunta), porquê (substantivo), por quê (fim da frase) e porque (resposta);

2 – Como se usar a crase
O uso da crase é um assunto que muitas vezes confunde os estudantes, mas nesta aula você aprende todas as regras para nunca mais errar. A crase é aquele acento grave que fica em cima da letra a quando são combinadas a preposição “a” e o artigo “a”;

3 – Figuras de linguagem
As figuras de linguagem são recursos da Língua Portuguesa para criar novos significados e produzir efeitos nos discursos. Elas enriquecem o discurso e ampliam a possibilidade do uso de diversas palavras e expressões. Exemplos: hipérbole, pleonasmo, assíndeto, onomatopeia, aliteração, anáfora, entre outras;

4 – A utilização da vírgula
A vírgula é um assunto que cai muito e é importante porque ela tem o poder de mudar o sentido de uma frase. A vírgula tem duas finalidades principais: dar uma pausa à leitura e indicar que algum elemento da frase foi deslocado da sua posição. Aprenda de vez a usar a vírgula!

_

Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

1 Comentário

  1. Bom dia professora, obrigada pelas dicas.

Deixe uma resposta