Funções de QUE

A partícula QUE pode exercer diversas funções na língua portuguesa que ajudam em uma melhor interpretação. Além disso, esse assunto costuma ser muito cobrado nas provas, tanto de concursos públicos quanto nos vestibulares.

As funções da partícula QUE

A palavra QUE pode pertencer a categorias gramaticais diferentes e exercer variadas funções sintáticas, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

Vamos entender cada um delas:

Interjeição

Exprime espanto, admiração ou surpresa. Importante notar que, nesse caso, a palavra QUE sempre receberá acento circunflexo e será seguida de ponto de exclamação. Além disso, quando tem função de interjeição, o QUE não exerce função sintática e equivale a uma frase.

Exemplos:

Quê? Como assim ele não irá?

O quê! Quem falou isso?

Substantivo

As palavras na língua portuguesa podem ser substantivadas e isso também acontece com o QUE. Nesse caso, ele sempre será antecedido de artigo ou outro determinante (adjetivo, pronome ou numeral) e receberá acento por ser monossílabo tônico terminado em em ‘e’.

O ‘QUE’ substantivo poderá exercer as diversas funções sintáticas dessa classe de palavra, ou seja, com função substantiva que pode ser sujeito, objeto direto, indireto, predicativo etc.

Dica: equivale a ‘alguma coisa’.

Exemplo:

Aquela menina tem um quê de mistério.

Preposição

Acontece quando o QUE liga dois verbos de uma locução verbal em que o auxiliar é o verbo ‘ter’ ou ‘haver’ (ter/haver + que + verbo no infinitivo). Nessa situação, o QUE pode equivaler a ‘de’ ou ‘a’ ou ‘para’ (esse último, acontece em algumas construções) e não exerce função sintática.

Exemplos:

Tenho que sair agora. (de)

Ele tem que dar o dinheiro hoje. (de)

Eu não tenho mais nada que fazer ali. (a/para)

Partícula expletiva ou partícula de realce

Ocorre quando o QUE pode ser retirado da frase, sem prejuízo algum para o sentido. Sua função é apenas enfatizar algo. Aqui, ele também não exerce função sintática.

Importante: também pode aparecer com a expressão “é que”.

Exemplos:

Quase que não consigo falar na frente dele.

Elas é que conseguiram falar.

Advérbio

Modifica um adjetivo ou um advérbio, dando a eles uma característica. Nesse caso, equivale a “quão”. Quando advérbio, o QUE exerce função sintática de adjunto adverbial (intensidade).

Exemplos:

Que lindos vasos você comprou.

Que cara este blusão.

Pronome

Vamos lembrar que pronome é tudo aquilo que acompanha ou substitui o substantivo. E como pronome, a palavra QUE poderá exercer diferentes papéis:

Pronome relativo

Retoma um termo da oração antecedente, projetando uma oração consequente. Equivale a ‘o qual’ e suas flexões (os quais, a qual etc.).

Exemplos:

Não encontramos os livros que pediram.

Recapturaram os animais que fugiram.

Pronome indefinido

Pode funcionar como pronome substantivo ou pronome adjetivo.

Dica: pronome substantivo equivale a ‘que coisa’.

Exemplo:

Que aconteceu com sua mãe?

Dica: pronome adjetivo determina um substantivo (exerce função sintática de adjunto adnominal)

Exemplo:

Que vida é essa?

Pronome interrogativo

Faz referência a pessoas (substantivo) ou a coisas (adjetivo).

Exemplos:

O que ocorreu nesta sala?

Que horas são?

Conjunção

Quando conjunção, o QUE relaciona entre si duas orações. Nessa situação, pode ser conjunção coordenativa ou subordinativa, recebendo o nome da oração que introduz.

Exemplos:

Venha logo, que é tarde. (conjunção coordenativa explicativa)

Falou tanto que ficou rouco. (conjunção subordinativa consecutiva)

Conjunção subordinativa integrante

Quando inicia uma oração subordinada substantiva (quando a oração tem função sintática), recebe o nome de conjunção subordinativa integrante.

Exemplo:

Desejo que você fale logo.


Para aprender mais

Já tem vídeo no meu canal também:

Se quiser saber mais sobre o assunto, assista à minha live:

Espero que esses exercícios tenham ajudado você a entender melhor as funções da partícula QUE. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS
📚 Termos Acessórios da Oração: Quais são e Exercícios
📚 Sintaxe: saiba sobre os termos integrantes da oração
📚 Exercícios de Predicado

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta