Hiperônimo e Hipônimo

Você já ouviu falar de hiperônimo e hipônimo? Esses dois conceitos são estudados na Semântica, ou seja, se relacionam ao significado das palavras.

Ambos são importantes, pois nos ajudam a entender a relação hierárquica de significado entre as palavras e também a evitar a repetição desnecessária.

Vamos entender melhor sobre eles!

Hiperônimo

Hiperônimos são as palavras que têm um sentido genérico, mais amplo. Geralmente se refere a um conjunto de elementos, permitindo a formação de subclasses associadas.

Exemplos:

  • “Animais” é o hiperônimo de “gatos” e “cachorro”.
  • “Doença” é o hiperônimo de “gripe” e “caxumba”.
  • “Fruta” é o hiperônimo de “maçã” e “goiaba”.

Hipônimo

Hipônimos são palavras com sentido específico. Em outras palavras, representa um ou mais elementos de um conjunto, permitindo a associação a uma classe superior e mais abrangente.

Exemplos:

  • “Azul” e “amarelo” são o hipônimo de “cor”.
  • “Carro” e “moto” são o hipônimo de “veículo”.
  • “Futebol” e “vôlei” são o hipônimo de “esporte”.

Hiperônimos e hipônimos estão relacionados à coesão textual. Isso porque eles nos ajudam a retomar ideias anteriormente apresentadas no texto e evitar a repetição de palavras e expressões. E, na redação, isso é valiosíssimo!

Exemplo:

Carros, motos, ônibus e caminhões compartilham as ruas da cidade com ciclistas e pedestres. No entanto, pensando na mobilidade dos grandes centros urbanos, precisamos priorizar outros meios de transporte.

Repare: utilizamos a expressão “meios de transporte” como hiperônimo para evitar a repetição dos hipônimos “carros, motos, ônibus e caminhões”.

Para aprender mais

Espero que esse post ajude você a entender hiperônimo e hipônimo. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS: DITONGO, TRITONGO E HIATO

📚 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS DE FONÉTICA E FONOLOGIA

📚 LISTA DE EXERCÍCIOS RESOLVIDOS SOBRE FONEMAS E LETRAS

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta