Você sabe a diferença entre polissemia e ambiguidade? Esses dois conceitos, que geralmente caem nas provas, costumam confundir muitos alunos. Por isso, neste post, vamos entender melhor o que é semântica, os conceitos de polissemia e ambiguidade e a diferença entre ambas, para que você nunca mais as confunda. Acompanhe!

Polissemia e Ambiguidade: qual a diferença entre elas?

Você sabe a diferença entre polissemia e ambiguidade? Esses dois conceitos, que geralmente caem nas provas, costumam confundir muitos alunos.

Por isso, neste post, vamos entender melhor o que é semântica, os conceitos de polissemia e ambiguidade e a diferença entre ambas, para que você nunca mais as confunda. Separei também alguns exercícios para você praticar. Acompanhe e bons estudos!

Semântica: conceito

Quando falamos de polissemia e ambiguidade entramos no campo da semântica. Você sabe o que isso significa? A semântica estuda o significado e a interpretação de uma palavra, frase ou expressão da língua portuguesa em diferentes contextos.

Um exemplo: a palavra ‘manga’. Será que estou falando da fruta ou da parte da roupa que fica sobre os braços? Esse é um caso clássico do estudo da semântica: palavras com a mesma grafia, mas significações diferentes.

Quando estudamos semântica, existem alguns tópicos principais dentro desse conteúdo. São eles: sinônimos e antônimos; homônimos e parônimos; polissemia e ambiguidade; estilística.

Polissemia

Para entender o que é polissemia, é importante compreender a origem dessa palavra. Ela vem do grego ‘polysemos’. Como sabemos, ‘poli’ significa ‘muito’, ‘várias’.

Ou seja, polissemia nada mais é do que palavras ou expressões com vários sentidos, que vão depender do contexto em que elas foram inseridas. Lembra-se do exemplo da palavra ‘manga’? Trata-se de uma palavra com carga semântica múltipla.

Outros exemplos:

  • braço (o membro do corpo ou a parte da cadeira?).
  • banco (para sentar ou para guardar dinheiro?).

Ambiguidade

Novamente, vamos entender a palavra. Toda vez que utilizamos ‘bi’, estamos nos referindo a ‘dois’. Assim, esse termo se refere a um trecho ou expressão que possuem mais de um entendimento possível, gerando problemas na compreensão da sentença.

De cara, já podemos destacar uma diferença básica entre esses conceitos. A polissemia é correta, isto é, podemos utilizar a palavra em seus diferentes significados sem problemas.

Em contrapartida, a ambiguidade é um vício de linguagem, um erro, pois trata-se de uma frase mal-construída que leva a uma falha no seu entendimento. Por isso, a ambiguidade não pode ser utilizada na redação do Enem ou do vestibular.

Exemplos:

  • Eu avisei ao aluno que estava doente.

Note: quem estava doente? Eu ou o aluno?

  • Eu peguei o ônibus correndo.

Afinal, quem estava correndo? Eu ou o ônibus?

Veja que a ambiguidade não deixa claro qual é o referente da oração. E isso não acontece na polissemia, pois podemos falar da manga da camiseta e da fruta sem problemas de entendimento.

Exercícios sobre polissemia e ambiguidade

QUESTÃO 1

(MÁXIMA – Prefeitura de Fronteira – MG)

A mensagem dessa tirinha apoia-se no duplo sentido de uma palavra através de um recurso:

a) Balanço – polissemia.

b) Vida – homonímia.

c) Vida – polissemia.

d) Balanço – sinonímia.

QUESTÃO 2

(UFPR)

  • Os economistas são entendidos em mercado financeiro.
  • Os economistas descreveram os efeitos dos juros.
  • Os juros são altos.
  • Todos os efeitos são arrasadores.

Assinale a alternativa em que as informações acima foram reunidas adequadamente e sem ambiguidade:

a) Os economistas que são entendidos em mercado financeiro descreveram os efeitos dos juros altos, que são arrasadores.

b) Os economistas entendidos em mercado financeiro descreveram os efeitos que são arrasadores dos altos juros.

c) Entendidos em mercado financeiro, os economistas descreveram os efeitos dos altos juros que são arrasadores.

d) Em relação aos juros altos, os economistas, entendidos em mercado financeiros, descreveram os efeitos que são arrasadores.

e) Os economistas, que são entendidos em mercado financeiro, descreveram os efeitos, arrasadores, dos juros, que são altos.

QUESTÃO 3

(FEPESE – Prefeitura de Lages – SC) Identifique abaixo as afirmativas corretas (C) e as erradas (E).

( ) A frase: “O personagem interviu na fala do companheiro” apresenta um vício de linguagem.

( ) Em: “Prefiro isso àquilo” temos um desvio da norma culta no uso da crase.

( ) Polissemia consiste em agrupar em uma palavras sensações vindas dos vários órgãos do sentido, como em “O sol de outono caía com uma luz pálida e macia”.

( ) Há a presença de parônimos na frase: “O cumprimento foi dado ao rapaz que tinha o comprimento exato daquelas paragens”.

( ) Na redação oficial, os pronomes de tratamento requerem o verbo na terceira pessoa do plural. Assim, está certa a seguinte oração: “Aguardamos que Vossa Senhoria se manifeste a respeito do nosso pedido”.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a) C – E – C – E – E

b) C – C – E – C – E

c) C – E – E – C – C

d) E – C – E – E – C

e) E – E – C – C – C

QUESTÃO 4

(ENEM) No ano passado, o governo promoveu uma campanha a fim de reduzir os índices de violência. Noticiando o fato, um jornal publicou a seguinte manchete:

CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO ENTRA EM NOVA FASE.

A manchete tem um duplo sentido, e isso dificulta o entendimento. Considerando o objetivo da notícia, esse problema poderia ter sido evitado com a seguinte redação:

a) Campanha contra o governo do Estado e a violência entram em nova fase.

b) A violência do governo do Estado entra em nova fase de Campanha.

c) Campanha contra o governo do Estado entra em nova fase de violência.

d) A violência da campanha do governo do Estado entra em nova fase.

QUESTÃO 5

(UFMT – TJ-MT)

Os rinocerontes-negros estão entre os bichos mais visados da África, pois sua espécie é uma das preferidas pelo turismo de caça. Para tentar salvar alguns dos 4.500 espécimes que ainda restam na natureza, duas ONG ambientais apelaram para uma solução extrema: transportar os rinocerontes de helicóptero. A ação utilizou helicópteros militares para remover 19 espécimes – com 1,4 toneladas cada um – de seu habitat original, na província de Cabo Oriental, no sudeste da África do Sul, e transferi-los para a província de Limpopo, no norte do país, a 1.500 quilômetros de distância, onde viverão longe dos caçadores. Como o trajeto tem áreas inacessíveis de carro, os rinocerontes tiveram de voar por 24 quilômetros. Sedados e de olhos vendados (para evitar sustos caso acordassem), os rinocerontes foram içados pelos tornozelos e voaram entre 10 e 20 minutos. Parece meio brutal? Os responsáveis pela operação dizem que, além de mais eficiente para levar os paquidermes a locais de difícil acesso, o procedimento é mais gentil. 

A palavra radical pode ser empregada com várias acepções, por isso denomina-se polissêmica. Assinale o sentido dicionarizado que é mais adequado no contexto acima. 

a) Que exige destreza, perícia ou coragem.

b) Brusco; violento; difícil.

c) Que não é tradicional, comum ou usual.

d) Que existe intrinsecamente num indivíduo ou coisa.

QUESTÃO 6

(FGV/RJ) Dentre as seguintes frases, assinale aquela que não contém ambiguidade:

a) Peguei o ônibus correndo.

b) Esta palavra pode ter mais de um sentido.

c) O menino viu o incêndio do prédio.

d) Deputado fala da reunião no Canal 2.

e) Vi um desfile andando pela cidade.

QUESTÃO 7

(Cursiva – CIS – AMOSC) Levando em consideração o significado contextual de palavras e expressões, assinale a alternativa correta em que há relação de polissemia:

a) espirar (soprar) – expirar (exalar)

b) espiar (observar) – expiar (pagar pena)

c) concertar (combinar) – consertar (ajustar)

d) incerto (não certo) – inserto (impreciso)

QUESTÃO 8

(CEFET/PR) Assinale a única frase em que a ordem de colocação das palavras NÃO produz ambiguidade.

a) Rossi pede ao STF processo por calúnia contra Motta.

b) É só colocar as moedas, girar a manivela e ter a escova já com a pasta embalada nas mãos.

c) Casal procura filho sequestrado via Internet.

d) Câmara torna crime porte ilegal de armas.

e) Regressou a Brasília depois de uma cirurgia cardíaca com cerimonial de chefe de Estado.

QUESTÃO 9

(FGV – IBGE) A polissemia – possibilidade de uma palavra ter mais de um sentido – está presente em todas as frases abaixo, EXCETO em:

a) Os dentes do pente mordem o couro cabeludo;

b) Na vida tudo é passageiro, menos o motorista;

c) Os surdos da bateria não escutam o próprio barulho.

d) CBN: a rádio que toca a notícia;

e) Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.

QUESTÃO 10

(CEFET/PR) Leia o texto a seguir: “Quando Milton Campos foi governador de Minas Gerais, teve como secretário o Sr. Pedro Aleixo. Contam os mineiros que, para qualquer providência, Sua Excelência anunciava: Preciso falar com o Pedro, primeiro. O Dr. Milton quase foi eleito vice-presidente da República. Se tivesse chegado à presidência, estaríamos, no mínimo, com a monarquia instaurada no Brasil, pois os brasileiros que pretendessem realizar qualquer empreendimento teriam que falar com Pedro, primeiro.” O texto acima trabalha com a possibilidade da ambiguidade obtida devido à:

a) semelhança sonora entre numeral e adjetivo;

b) posposição do adjetivo;

c) leitura do advérbio como numeral;

d) leitura do numeral como advérbio;

e) utilização da vírgula antes do numeral.

Gabarito

12345678910
aececbbdec

Para aprender mais

Espero que esse post ajude você a conhecer mais sobre polissemia e ambiguidade. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 SEMÂNTICA: LÍNGUA FALADA E LÍNGUA ESCRITA

📚 PARÔNIMOS E HOMÔNIMOS: QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELES?

📚 EXEMPLOS E EXERCÍCIOS DE DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta