Artigos quais são

Artigo: quais são, usos, exemplos, exercícios

Muitas vezes, usamos a palavra “artigo” como sinônimo de texto, seja ele uma reportagem jornalística, um escrito acadêmico etc. Mas, no universo da Gramática, a palavra “artigo” tem um outro significado, e é sobre ele que falaremos neste blog. Acompanhe e boa leitura!

Artigo: o que é e quais são?

Artigo é uma classe de palavras da Gramática que em geral vêm antes de um substantivo, variando em gênero e em número. O artigo pode ser contraído com algumas preposições e, em determinadas vezes, possui outros usos, como veremos adiante.

Os artigos são divididos em definidos e indefinidos. Vejamos quais são as diferenças:

Artigo definido

Os artigos definidos são aqueles utilizados para indicar substantivos determinados, que são expressos de maneira individual, sendo representados por o, a, os, as.

Exemplo:

A chefe se porta muito bem. As chefes se portam muito bem.

O empregado falou com ela. Os empregados falaram com ela.

Artigo indefinido

Os artigos indefinidos são aqueles utilizados para indicar substantivos indeterminados, de forma imprecisa e vaga, sendo representado por um, uma, uns, umas.

Exemplo:

Uma professora sentou-se sozinha. Umas professoras sentaram-se sozinhas.

Um candidato ganhou a vaga. Uns candidatos ganharam as vagas.

Utilização do artigo

Os artigos costumam vir antes dos substantivos para referenciá-los e podem indicar quando se trata de algo que o interlocutor já conhece (quando usamos artigos definidos) ou quando se trata de algo não especificado (quando usamos artigos indefinidos). Dessa forma, os artigos não são usados isoladamente, e vêm sempre junto de um substantivo.

Alguns exemplos de uso:

  • Alguns nomes próprios indicativos de lugar aceitam artigo, outros não: Santa Catarina, o Paraná, Nova York, o Amazonas;
  • Antes de pronomes possessivos, pode-se ou não usar artigo: Amo minha roupa nova / Amo a minha roupa nova;
  • Depois da palavra “ambos” e flexões: Ambas as mulheres escolheram fazer as atividades;
  • Deve-se usar artigo depois do pronome indefinido todo(a) para conferir uma ideia de totalidade. Sem o uso do artigo, o pronome tem a noção de qualquer: Toda a turma parabenizou o professor (a turma inteira) / Toda turma tem estudantes aplicados (qualquer turma);
  • O artigo é facultativo no caso de nomes próprios personativos, dando ideia de familiaridade e afetividade: Maria é a mais alta das amigas / O Paulo é o melhor amigo do Pedro;
  • O artigo pode funcionar como recurso expressivo: Fiquei com um medo!;
  • O artigo também pode ser utilizado para substantivar palavras que vêm de outras classes gramaticais: O participar é mais importante do que o ganhar / O verde dos seus olhos é único;
  • Para indicar toda uma espécie de coisas: A alma é imortal;
  • Pode-se usar o artigo também para indicar posse: Enquanto ele ria, a neta tentava acompanhá-lo / Nunca soube onde machuquei o joelho;
  • Quando usamos os nomes próprios personativos no plural: Os Astecas, os Incas, os Maias.

É importante chamar a atenção para o fato de que o artigo indefinido não deve ser confundido com um numeral. Isso porque o um que é artigo indefinido não está relacionado ao número um, mas à ideia de algo não específico.

Exemplos:

Uma lição ensinada hoje foi fácil.

Ele sempre andava com um gato.

Selecionei umas peças para ele.

Uns palestrantes fizeram referência ao evento.

Perceba que, nesses casos, o artigo aponta para um sentido de generalização em relação aos substantivos ou desconhecimento por parte dos interlocutores. Em outras palavras, falamos aqui de “uma das lições ensinadas”, “um gato desconhecido”, e “umas peças” e “uns palestrantes” que ainda serão conhecidos e/ou mencionados.

Contração do artigo com preposição

Os artigos podem ser unidos a preposições, formando uma palavra contraída. Vejamos a seguir alguns dos exemplos mais comuns:

  • de + (o, a, os, as) = do, da, dos, das
  • em + (o, a, os, as) = no, na, nos, nas
  • a + (o, a, os, as) = ao, à, aos, às
  • por + (o, a, os, as) = pelo, pela, pelos, pelas
  • de + (um, uma, uns, umas) = dum, duma, duns, dumas
  • em + (um, uma, uns, umas) = num, numa, nuns, numas

Exemplos:

Ele não gostava de bolo.

Ele não gostava do bolo do seu pai.

Perceba que, quando não usamos artigo, sabemos que alguém não gosta de bolo, uma receita sem especificidade. Na segunda frase, quando usamos o artigo o (contraído com a preposição de), temos um sentido de especificidade; não é qualquer bolo, mas um bolo específico: o bolo do seu pai.

Em linguagem coloquial e informal, também pode ser utilizada a contração com a preposição para, gerando as palavras pro, pra, pros, pras, prum, pruma, puns, prumas. Mas não se esqueça de que essas formas não são adotadas na linguagem formal.

Exemplos:

Falei prumas colegas.

Falei pras colegas.

Nesse caso, prumas indica que um dos interlocutores não sabe quem são as colegas, e pras sugere que ambos sabem quem elas são.

Exercícios

1. (Fuvest) As duas manas Lousadas! Secas, escuras e gárrulas como cigarras, desde longos anos, em Oliveira, eram elas as esquadrinhadoras de todas as vidas, as espalhadoras de todas as maledicências, as tecedeiras de todas as intrigas. E na desditosa cidade, não existia nódoa, pecha, bule rachado, coração dorido, algibeira arrasada, janela entreaberta, poeira a um canto, vulto a uma esquina, bolo encomendado nas Matildes, que seus olhinhos furantes de azeviche sujo não descortinassem e que sua solta língua, entre os dentes ralos, não comentasse com malícia estridente.

(Eça de Queirós, A ilustre Casa de Ramires)

No texto, o emprego de artigos definidos e a omissão de artigos indefinidos têm como efeito, respectivamente:

a) atribuir às personagens traços negativos de caráter; apontar Oliveira como cidade onde tudo acontece.

b) acentuar a exclusividade do comportamento típico das personagens; marcar a generalidade das situações que são objeto de seus comentários.

c) definir a conduta das duas irmãs como criticável; colocá-las como responsáveis pela maioria dos acontecimentos na cidade.

d) particularizar a maneira de ser das manas Lousadas; situá-las numa cidade onde são famosas pela maledicência.

e) associar as ações das duas irmãs; enfatizar seu livre acesso a qualquer ambiente na cidade.

Resposta: alternativa d).

Uma das funções dos artigos definidos é tornar os sujeitos particulares, individualizando-os. No trecho de Eça de Queiroz, é evidente que a utilização dos artigos definidos cria o efeito de que as duas irmãs realizavam certas ações: “as esquadrinhadoras de todas as vidas, as espalhadoras de todas as maledicências, as tecedeiras de todas as intrigas”.

2. (UFMG) Os termos destacados a seguir classificam-se como artigos definidos, EXCETO em:

a) Os garis do sábado teriam que dar mais duro para compensar a redução da equipe da Comlurb.

b) Todo mundo culpou a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro.

c) A partir de fevereiro, as caçambas dobrarão de volume, de 120 litros para 240 litros.

d) A areia das praias do Rio de Janeiro está coalhada de palitinhos, plásticos e cocos.

Resposta: alternativa c).

a) ERRADA. “Os” é artigo definido, pois determina de forma exata quem são os garis a que a oração se refere (os garis do sábado, ou seja, os garis que trabalham no sábado).

b) ERRADA. “A” é artigo definido, pois determina de forma exata quem as pessoas consideraram culpado (a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro).

c) CORRETA. Nesta oração, “A” é uma preposição de distância. “A partir” é uma locução prepositiva.

d) ERRADA. “A” é artigo definido, pois indica de forma exata a pluralidade de algo (“a areia das praias do Rio de Janeiro”, ou seja, não é a areia de qualquer outro lugar, mas daquele especificamente).


Espero que este conteúdo tenha ajudado você a entender o que é artigo, quais são, seus usos, exemplos e exercícios. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta