Se você é um estudante atento, já deve ter percebido que nem sempre a pronúncia das palavras correspondem à forma como as escrevemos.

Fonema x Letra: Guia Completo

Se você é um estudante atento, já deve ter percebido que nem sempre a pronúncia das palavras correspondem à forma como as escrevemos. Deve ter se atentado também que, dependendo da palavra, uma mesma letra pode ter diferentes sons.

A cor ‘fúcsia’ e o meio de transporte ‘táxi’ têm um som com a mesma pronúncia, embora escrito de formas diferentes. Da mesma maneira, ‘exame’ e ‘riqueza’ têm o mesmo som de ‘z’, mesmo que produzido por letras diferentes.

O estudo dessas diferenças passa pelos conceitos de letra e fonema. Esse é um assunto fundamental para o aprendizado da nossa língua e, claro, para as provas. Por isso, preparei este guia para ajudar você a entender o que cada um representa e significa e qual a importância de entendê-los. Acompanhe!

Definição de letra e fonema

Fonemas e letras são são componentes básicos das linguagens falada e escrita, mas são coisas diferentes:

  • Fonema: é a mínima unidade sonora, emitido quando pronunciamos uma palavra.
  • Letra: representação gráfica do fonema, usada para representar um som na língua escrita.

Exemplos de fonemas e letras

Importante notar que nem sempre o número de fonemas e letras de uma palavra são iguais. Isso porque temos palavras com letras que não são pronunciadas, como o ‘h’ em ‘hoje’ assim como temos letras que, dependendo do caso, são pronunciadas com dois sons, como o ‘x’ em ‘fixar’.

Alguns exemplos:

Hebreu – letras: h, e, b, r, e, u; fonemas: /e/, / b/, /r/, /e/, /u/ (cinco letras e quatro fonemas).

Táxi – letras: t, a, x, i; fonemas: /t/, /a/, /k/, /s/, /i/. (quatro letras e cinco fonemas).

Sapato – letras: s, a, p, a, t, o; fonemas: /s/, /a/, /p/, /a/, /t/, /o/ (seis letras e seis fonemas).

Fonemas em diferentes idiomas e o papel das vogais e consoantes

Se os fonemas são as representações escritas da pronúncia das palavras, é claro que eles são diversos de uma língua para outra. Idiomas como o italiano, por exemplo, são muito similares ao português no sentido de que, na maior parte dos casos, cada letra costuma corresponder a um som.

Por outro lado, temos línguas como o francês, em que é comum haver encontros de três ou quatro letras que são lidas como apenas um único som.

Como vimos, na língua portuguesa, temos muitos casos que fazem com que o número de fonemas e letras difiram em uma palavra.

Encontros consonantais como ‘rr’ (ex: carro), ‘ss’ (ex: pássaro) e ‘sc’ (ex: piscina) são exemplos de duas letras que produzem um único som. O mesmo ocorre em algumas palavras com ‘qu’ (ex: queijo) e ‘gu’ (ex: guerra).

A importância do Alfabeto Fonético Internacional (AFI)

Como forma de ajudar os estudantes de línguas estrangeiras, foi criado o Alfabeto Fonético Internacional (AFI). Trata-se de um conjunto de 157 caracteres universais que busca padronizar a representação dos sons nos diferentes idiomas do mundo.

Nem todos os sons são óbvios. Por exemplo: se por um lado o som de ‘n’ na palavra ‘não’ é representado pelo fonema /n/, o som do ‘lh’ na palavra olho é representado pelo símbolo /ʎ/ (chamado de aproximante lateral palatal).

Fenômenos fonéticos

No estudo dos fonemas, um dos fenômenos mais importantes é a alofonia. Ela ocorre quando um mesmo fonema pode ter sons ligeiramente diferentes dependendo do contexto.

Isso pode ser observado na pronúncia do ‘rr’ no meio de palavras. A depender do contexto regional, por exemplo, a pronúncia de ‘carro’ pode se tornar ‘caro’.

Outro exemplo é a letra ‘l’ em palavras como ‘lua’ e ‘mel’. Quando no fim das palavras, o ‘l’ geralmente assume um som de ‘u’. Portanto, a letra /l/ é representada com fonemas distintos.

Outro exemplo é o caso de letras que, no portugues, possuem diferentes fonemas a depender da palavra. Por exemplo: a letra ‘c’ nas palavras ‘cidade’ e ‘casa’ possuem sons diferentes e, portanto, são representadas foneticamente de maneira diferente.

Alfabetização e fonemas

O conhecimento dos fonemas é de vital importância para a alfabetização e para o ensino da leitura e da escrita. A chamada consciência fonológica é uma habilidade que é desenvolvida ao longo da vida e nos ajuda a lidar com a estrutura sonora da fala a pensar a linguagem escrita.

A análise das letras, dos sons e da correspondência entre eles é o que forma o processo de consciência fonológica. Durante a alfabetização, as pessoas devem ser estimuladas a diferenciar as letras, as sílabas e os sons.

Dificuldades Comuns

Uma das maiores dificuldades enfrentadas no estudo dos fonemas e letras é justamente a compreensão de que eles não são iguais e nem sempre há uma correspondência no número de letras e fonemas em uma palavra.

O trabalho de consciência fonológica é fundamental para deixar claras essas diferenças e aprofundar o entendimento dos diferentes sons que as letras podem assumir no nosso idioma.

Vale notar também que problemas como a dislexia, um distúrbio de aprendizagem que causa dificuldade no reconhecimento e correspondência de letras e fonemas, também pode comprometer o estudo desse conteúdo.

Para aprender mais

Para fixar o conteúdo de vez, assista à aula:

Espero que esse post ajude você a conhecer mais sobre fonemas e letras. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS
📚 MORFOLOGIA: ENTENDA O QUE É E PRATIQUE EXERCÍCIOS
📚 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS DE FONÉTICA E FONOLOGIA
📚 QUAIS AS MELHORES TÉCNICAS PARA ESTUDAR PORTUGUÊS PARA O ENEM?

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta