Manual completo de pontuação: teoria e prática

Conhecer os tipos de pontuação e seus usos é fundamental não apenas para as questões objetivas, mas também para a redação.

A pontuação na nossa língua é composta por sinais gráficos que ajudam a indicar a relação entre as orações e os elementos que as compõem, bem como colabora para a coesão e coerência do texto.

As pontuações da Língua Portuguesa são:

Ponto (.)

O ponto é utilizado para conclusão de um período. Ele indica o término ou interrupção da ideia.

Exemplo: Paulo ganhou um prêmio.

Vírgula (,)

A vírgula é um elemento de coesão na oração. Ela possui uma série de usos, como indicar aposto e vocativo, enumerar elementos, demonstrar uma pausa etc.

Exemplo: Paulo, o rapaz que ganhou o prêmio, recebeu aplausos da plateia.

Para saber mais sobre todos os usos da vírgula, assista à aula:

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula possui um papel que podemos definir como intermediário entre o ponto final e a vírgula. 

Ele é muito utilizado, por exemplo, para separar orações que possuem vírgulas internas e estão dentro de uma mesma. Também pode ser aplicado na enumeração de tópicos.

Exemplo: Paulo se preparou para o Enem; mas, no dia da prova, não estava se sentindo bem.

Para entender melhor, assista à minha aula sobre ponto e vírgula:

Dois pontos (:)

Os dois pontos possuem duas funções básicas: introduzir uma fala; esclarecer ou comentar um enunciado anterior.

Exemplo: Paulo explicou onde colocou o prêmio: na estante da sala.

Ponto de exclamação (!)

É aplicado para dar ênfase, denotando sentimentos como susto, ordem (imperativo), surpresa, entre outros.

Exemplo: Eu ganhei!

Ponto de interrogação (?)

Indica dúvida ou pergunta.

Exemplo: Quando você ganhou este prêmio?

Reticências (…)

São aplicadas para indicar continuidade do pensamento, para suprimir termos ou frases de um texto ou também para demonstrar pausas ou interrupções no discurso.

Exemplo: Mãe… eu… eu… ganhei o prêmio!

Aspas (“”)

Podem ser usadas para denotar sarcasmo/ironia, delimitar citações ou falas, destacar uma palavra específica ou como uma espécie de licença para o uso de neologismos e estrangeirismos.

Exemplo: Após ganhar o prêmio, Paulo disse: “Obrigado a todos, é uma honra”.

Parênteses ()

Servem para isolar informações, explicações ou comentários acessórios à oração.

Exemplo: Paulo (o vencedor do prêmio daquela noite) agradeceu a todos.

Travessão (—)

É usado no início de frases diretas, como diálogos em um texto. Também pode ser aplicado para para introduzir intercalações em períodos que têm muitas vírgulas. É similar aos parênteses.

Exemplo: Muito feliz, Paulo gritou: — Obrigado a todos!

Exercícios sobre pontuação

QUESTÃO 1

(IBMEC-SP)

Os pais já perceberam e reclamam. Os especialistas em comportamento listam vários motivos para o fenômeno – desde falta de autoestima até gosto por novidades. Mas agora é a vez de os próprios jovens admitirem: “Somos consumistas mesmo!”.

Para economizar sem abdicar das compras, a estudante carioca Camila Florez, 18, chegou a trabalhar, por alguns meses, em uma loja de um shopping no Rio de Janeiro, onde podia comprar modelos com desconto.

O guarda-roupa cheio motivou Camila e a amiga Roberta Moulin, 18, a criarem o blog “Reciclando Moda”, onde vendem peças que compraram e nunca foram usadas. “Já vendemos muita coisa”, comemora Camila, que gasta parte do dinheiro recebido em… roupas.

(Folha de S. Paulo, 27/07/2008)

Partindo do pressuposto de que a pontuação exerce importante papel na construção de textos escritos, indique a alternativa que apresenta uma explicação correta sobre o emprego dos sinais de pontuação do excerto acima.

a) No primeiro parágrafo, o travessão tem a finalidade de introduzir uma explicação e poderia ser substituído, sem alteração de sentido, por ponto-e-vírgula.

b) Ao longo do texto, as aspas foram empregadas, em suas três ocorrências, com a finalidade de demarcar a presença do discurso direto.

c) No último período, as reticências foram utilizadas como um recurso retórico para obter efeito de suspense.

d) Em “(…), por alguns meses, (…)”, no segundo parágrafo, as vírgulas são necessárias para separar o aposto da expressão a que se refere: “chegou a trabalhar”.

e) Na passagem “(…) sem abdicar das compras, (…)”, a vírgula foi empregada para separar elementos enumerados que exercem a mesma função sintática.

QUESTÃO 2

(Fuvest-SP) Escolha a alternativa em que o texto é apresentado com a pontuação mais adequada:

a) Depois que há algumas gerações, o arsênico deixou de ser vendido, em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio, ou envenenamento criminoso, mas aumentou e — quanto… o número de ratos.

b) Depois que há algumas gerações o arsênico, deixou de ser vendido em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio ou envenenamento criminoso, mas aumentou: e quanto! o número de ratos.

c) Depois que, há algumas gerações, o arsênico deixou de ser vendido em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio ou envenenamento criminoso, mas aumentou — e quanto! — o número de ratos.

d) Depois que há algumas gerações o arsênico deixou de ser vendido em farmácias — não diminuíram os casos de suicídio, ou envenenamento criminoso, mas aumentou; e quanto — o número de ratos.

e) Depois que, há algumas gerações o arsênico deixou de ser vendido em farmácias, não diminuíram os casos de suicídio ou envenenamento criminoso, mas aumentou; e quanto, o número de ratos!

QUESTÃO 3

(UEPG-PR) Gramática amorosa

Piscadelas, gestos sutis com as mãos e até tosses e escarradas eram usados como forma de mostrar interesse pelo sexo oposto

Na Idade Moderna, erotismo designava “o que tivesse relação com o amor”. Como essa definição se materializaria na prática? Há registros de estratégias de sedução que soariam pouco familiares e mesmo pueris aos olhos de hoje. É o caso do “namoro de bufarinheiro”, descrito por Julio Dantas, corrente em Portugal e também no Brasil, ao menos nas cidades. Consistia em passarem os homens a distribuir piscadelas e a fazerem gestos sutis com as mãos e bocas para as mulheres que se postavam à janela, em dias de procissão, como se fossem eles bufarinheiros a anunciar seus produtos. É também o caso do “namoro de escarrinho”, costume luso-brasileiro dos séculos 17 e 18, no qual o enamorado punha-se embaixo da janela da moça e não dizia nada, limitando-se a fungar à maneira de gente resfriada. Caso a declaração fosse correspondida, seguia-se uma cadeia de tosses, assoar de narizes e cuspidelas. Escapa-nos, sobremaneira, o apelo sedutor que os tais “escarrinhos” poderiam ter naquele tempo, mas sabe-se que, até hoje, no interior do país, o namoro à janela das moças não desapareceu de todo. […]

Adaptado de: Mary Del Priore, Revista Aventuras na História. Edição 139, fevereiro/2015, ano 12, no 3, p.56.

Analise a colocação da vírgula no período “Na Idade Moderna, erotismo designava ‘o que tivesse relação com o amor’ “, identifique onde a vírgula utilizada tem a mesma função e assinale o que for correto.

a) Consistia em passarem os homens a distribuir piscadelas e a fazerem gestos sutis com as mãos e bocas para as mulheres que se postavam à janela, em dias de procissão […].

b) É também o caso do “namoro de escarrinho”, costume luso-brasileiro dos séculos 17 e 18 […].

c) …mas sabe-se que, até hoje, no interior do país, o namoro à janela das moças não desapareceu de todo.

d) É o caso do “namoro de bufarinheiro”, descrito por Julio Dantas […].

e) Escapa-nos, sobremaneira […].

QUESTÃO 4

(UNIFOR-CE)

“Evitando pisar o signo, caminho em frases,

equilibrando-me sobre pontos,

vírgulas e reticências

que sugerem um destino rumo ao sem-fim

E perco-me entre metáforas,

para encontrar-me no aconchego

dos espaços entre palavras,

no mistério decifrável do não-dito.”

(Hermínia Lima)

O texto cita três sinais de pontuação. Assinale a alternativa correta com relação ao que se afirma de cada um:

a) Após o ponto simples, começa-se o período seguinte em outra linha.

b) Existem três tipos de ponto: simples, final e parágrafo.

c) As reticências não podem encerrar o período.

d) Existem dois tipos de ponto: final e parágrafo.

e) A vírgula pode encerrar um período.

QUESTÃO 5

(UNIRG-TO) Assinale a opção em que está corretamente indicada a ordem dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas da frase abaixo:

“Quando se trata de trabalho científico___duas coisas devem ser consideradas___uma é a contribuição teórica que o trabalho oferece___a outra é o valor prático que possa ter”.

a) Dois pontos, ponto e vírgula, ponto e vírgula.

b) Dois pontos, vírgula, ponto e vírgula.

c) Vírgula, dois pontos, ponto e vírgula.

e) Ponto e vírgula, vírgula, vírgula.

Gabarito

12345
ccabc

Para aprender mais

A vírgula é a pontuação mais complexa e cobrada nas provas. Para fixar este conteúdo de uma vez por todas, confira a aula:

Espero que esse post ajude você a conhecer mais sobre pontuação. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 MANUAL DA VÍRGULA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

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