estrutura-e-característica-de-um-paragrafo

Qual a estrutura e característica de um parágrafo?

Você sabia que todo parágrafo tem uma estrutura? Neste post, vou ensinar algumas técnicas que vão permitir que você escreva qualquer parágrafo facilmente, seguindo uma estrutura básica. E isso serve para qualquer tipo de texto, inclusive as redações dissertativas-argumentativas, que é o estilo pedido no Enem e nos vestibulares.

Características de um parágrafo

Em um texto, todo parágrafo tem uma série de características que devem ser seguidas. São elas:

  • Ideia núcleo e ideia secundária: todo parágrafo deve conter uma ideia núcleo que será desenvolvida por ideias secundárias. A ideia núcleo é aquela que chamamos de tese, que, em uma redação dissertativa-argumentativa, é o seu ponto de vista a ser defendido. Já as ideias secundárias fazem referência à tese.
  • Margem: você se lembra quando a professora do primário pedia para que você colocasse dois dedinhos de distância na primeira linha do parágrafo? Essa margem é necessária para que o leitor saiba exatamente onde começa cada parágrafo do seu texto, contribuindo para a estética da sua redação.
  • Número de linhas: não existe uma regra fixa para o número de linhas de um parágrafo. No entanto, há um número ideal, para evitar que ele fique muito grande, o que pode levar à falta de coesão e coerência, ou muito pequeno, o que indica que as ideias não foram bem desenvolvidas. A minha recomendação é que você escreva parágrafos com oito ou nove linhas, no máximo.

Estrutura de um parágrafo

Assim como um texto, todo parágrafo é divido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Ou seja, dentro das oito ou nove linhas que você vai desenvolver, elas devem estar presentes.

  • Introdução: conhecida como tópico frasal. É o trecho onde será apresentada a ideia principal do parágrafo. E vale lembrar: cada parágrafo tem seu próprio tópico frasal! Além da apresentação da ideia principal, a introdução deve ser feita de modo objetivo, evitando alongar-se demasiadamente.
  • Desenvolvimento: desenvolve e explica o tópico frasal, apresentando argumentos que reforçam as ideias em discussão (idéias secundárias).
  • Conclusão: retoma e reafirma a ideia principal. Pode ter uma solução ou indagação para seguir o texto.

Exemplo de estrutura de parágrafo

Veja o seguinte parágrafo:

O trânsito nas grandes capitais é um problema que vem se agravando e poucas medidas são tomadas, pela sociedade, que sejam realmente eficientes na solução dessa deficiência. O prefeito da cidade de São Paulo, por exemplo, em uma tentativa de amenizar esse caos urbano, restringiu a circulação de caminhões nas principais vias e marginais nos horários de pico, porém, segundo balanço apresentado pela C.E.T. (Companhia de Engenharia de Tráfego), houve um aumento no número de carros nas vias, o que acabou por piorar o problema. Sendo assim, o trânsito nas grandes cidades merece atenção de todos os envolvidos, pois, apesar da aparente dificuldade, ele pode ser solucionado com exigências mais rigorosas na concessão de contratos para empresários do ramo de transporte público.

Veja que separei em cores diferentes as três partes do parágrafo. Em vermelho, temos o tópico frasal, nossa ideia principal. Em azul, temos nossas ideias secundárias, em que justificamos e damos argumentos em relação à ideia principal. Em verde, nossa conclusão, que traz outras idéias secundárias e em que trazemos uma solução para o problema apresentado na introdução.

E aqui, valem outras duas lembranças importantes:

  • Todo parágrafo tem apenas uma ideia núcleo. Ter isso em mente é fundamental para manter a coesão e a coerência do seu texto. Repare que, na introdução do nosso exemplo, falamos apenas sobre o problema do trânsito nas grandes capitais.
  • O tópico frasal deve ter, no máximo, até três orações. Caso ele fique muito longo, seu texto pode ficar confuso.

Espero que este post tenha ajudado você a compreender mais sobre a estrutura e as características de um parágrafo. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

E para entender mais sobre essa dicas, confira meu vídeo abaixo:

SAIBA MAIS:

• 9 erros que você não deve praticar em uma redação

• Como organizar as suas ideias para escrever uma redação

• Como ter uma redação nota mil no ENEM

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta