Este é um conteúdo muito importante para quem vai fazer vestibular, Enem e também concursos públicos. Isso porque conhecer os tipos e os gêneros textuais está diretamente ligado à compreensão e interpretação de texto.

Gêneros Textuais x Tipos Textuais: qual a diferença?

Este é um conteúdo muito importante para quem vai fazer vestibular, Enem e também concursos públicos. Isso porque conhecer os tipos e os gêneros textuais está diretamente ligado à compreensão e interpretação de texto.

Além disso, dependendo do tipo e do gênero, o texto terá uma função e um objetivo diferentes com o leitor, o que é fundamental para fazer a prova.

Neste post, vamos conhecer quais são os principais tipos e gêneros textuais e quais são as diferenças entre eles. Acompanhe e bons estudos!

Tipos textuais

São relacionados a uma estrutura fixa do texto. Isto é, ao olhar para o texto, podemos reconhecer algumas características específicas, fixas. Assim, trata-se da forma como o texto se apresenta.

Os tipos textuais são classificados de acordo com a estrutura, objetivo e finalidade para com o leitor. Os principais são:

  • Narração: ato de contar alguma coisa, acontecimento ou ato. Possui um aspecto temporal marcado por narrador, personagem e ação;
  • Argumentação: tem como foco defender uma ideia, hipótese, opinião ou teoria. A ideia é convencer o interlocutor sobre um ponto de vista;
  • Descrição: apresenta características de pessoas, lugares, situações em um determinado de tempo. Pode ter sentimentos e sensações;
  • Prescrição: instrui o leitor acerca de um procedimento, exigindo que ele proceda de uma determinada forma. Não permite a liberdade de atuação;
  • Exposição: transmite uma informação de forma objetiva e clara. Não possui argumentos, nem características persuasivas. Apresenta informação sobre assuntos ou fatos;
  • Injunção (ordem): explica um método ou procedimento para concretizar uma ação. Instrui ou explica algo para o leitor sem usar argumentos.

Gêneros textuais

A intenção é transmitir a mensagem ao interlocutor de forma efetiva – foco na função comunicativa, e não nos aspectos estruturais.

Possuem uma função social específica da língua (comunicar algo) e se adequam ao uso que se faz deles – fala e escrita. Sendo assim, ocorrem em situações cotidianas da comunicação e apresentam uma intenção comunicativa bem definida.

Os gêneros são subdivisões dentro dos tipos textuais. Eles possuem um conjunto ilimitado de características determinadas com o estilo do autor, do conteúdo, da composição e da função. Porém, características em comum em alguns deles facilitam o agrupamento.

Exemplos:

  • Gêneros textuais em textos narrativos: conto, biografia, fábula, lenda, novela, carta, romance.
  • Gêneros textuais em textos expositivos: resumo, resenha, reportagem, notícia, verbete de dicionário, cardápio.
  • Gêneros textuais em textos descritivos: diário, relato de viagem.
  • Gêneros textuais em textos injuntivos: receita, manual de instruções, bula de remédio, regras de jogos, lista de compra.
  • Gêneros textuais em textos argumentativos: artigo de opinião, crônica, editorial, carta (se endereçada à sociedade), redação de uma prova.

Resumindo

  • Tipologia textual: relaciona-se com a forma com que o texto se apresenta, caracterizado pela presença de certos traços linguísticos predominantes.
  • Gênero textual: tem funções sociais específicas, que são pressentidas e vivenciadas pelos usuários da língua.

Entender essas diferenças facilitará a sua vida na hora de interpretar e compreender um texto, já que a interpretação não se relaciona apenas com a construção de sentido, mas também com os diversos fatores ligados à estruturação textual.


Espero que esses exercícios tenham ajudado você a entender melhor sobre gêneros textuais e tipos textuais. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

E para assistir à aula, confira meu vídeo abaixo:

SAIBA MAIS

➡️ Exercícios sobre advérbios

➡️ Exercícios de Figura de Linguagem

➡️ Diferentes tipos de discursos

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.LEIA MAIS

Compartilhar:

Deixe uma resposta