"Mas só isso?", você pode estar pensando. Sim! Não é à toa que, no segundo dia de prova, que é o dia da redação, você tem uma hora a mais. Afinal, estamos falando de um texto de 30 linhas apenas. Acompanhe!

7 técnicas para fazer a Redação em 1 hora

Neste post, vamos falar de técnicas que você pode utilizar para escrever a redação do Enem e de Concursos Públicos em uma hora.

“Mas só isso?”, você pode estar pensando. Sim! Não é à toa que, no segundo dia de prova, que é o dia da redação, você tem uma hora a mais. Afinal, estamos falando de um texto de 30 linhas apenas. Acompanhe!

7 técnicas para fazer Redação do Enem em uma hora

1. Tempo cronometrado

Para aprender a fazer a redação do Enem em uma hora, a primeira coisa que você deve fazer é cronometrar o seu processo de produção. Toda vez que, durante seus estudos, você for praticar sua escrita, crie o hábito de colocar um alarme para cronometrar o tempo.

E não se esqueça de praticar. Quanto mais você escreve, mais apto você estará para escrever o texto do Enem em menos tempo.

2. Não conte com inspiração ou dom

Lembre-se: redação não é dom, mas, sim, técnica – e treino! Deu nervoso? Dê um tempo, respire fundo e tente de novo. Evite que isso se torne um hábito.

Pense na redação como começar uma atividade física nova: se você praticar um pouco todo dia, consegue chegar mais longe com o passar do tempo. Por outro lado, se você tentar correr dez quilômetros no primeiro dia, não conseguirá.

Por isso, é fundamental que você pratique. Observe os temas dos anos anteriores para entender melhor o estilo da prova e escreva um pouquinho todo dia. Quando o Enem chegar, você estará em condições de “correr” os dez quilômetros.

3. Defina sempre uma estratégia e torne isso um hábito

Uma dica: crie um modelo base e sempre o utilize. Isso vai fazer com que você evite perder tempo com decisões desnecessárias.

O modelo base é uma redação com a qual você já está familiarizado e já entende a estrutura. Trata-se de ir para a prova com um tipo de introdução, de argumentação e de proposta de intervenção mais ou menos prontos, apenas adaptando os argumentos ao tema pedido, é claro.

Para criar o seu modelo base de redação, o ideal é que você treine as diferentes estruturas do texto. Por exemplo: teste as diferentes técnicas de introdução, veja com qual delas você se adapta melhor e utilize-a sempre como modelo base.

4. Sempre faça rascunho

Nunca faça seu texto na folha de entrega, pois uma vez que você escreva nela, não há mais volta em caso de erro ou mudança de ideia. Não tente se livrar da redação de qualquer jeito, é preciso aproveitar o tempo para fazê-la com cuidado. A folha oficial deve ser apenas para passar a limpo o seu texto.

5. Organize seu pensamento

Antes de escrever, estruture suas ideias no papel. Defina o tópico frasal que você utilizar em casa parágrafo, aplicando o seu modelo base. A redação não começa quando você inicia seu rascunho; ela começa quando você organiza suas ideias.

Já falamos aqui no blog sobre esses assuntos. Confira:

6. Faça a redação em uma hora

A principal dica é a técnica 15 por 5. Trata-se de usar 15 minutos para fazer o rascunho base da redação e, em seguida, voltar à prova para resolver as questões. Após um tempo, volte para a redação e tire 5 minutos para revisar o seu texto. Repita o processo diversas vezes.

Isso vai ajudar você a deixar sua redação com o menor número de erros possível. E funciona, viu? Com essa técnica, 95% dos alunos tiraram nota acima de 800 na redação do Enem.

Assista: TÉCNICA DE REDAÇÃO 15 POR 5: Redação do ENEM em uma hora

7. Aplique as técnicas, faça as verificações e evite erros

Algumas dicas para sua redação:

  • Siga a norma culta e evite gírias;
  • Siga a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, que é o estilo pedido pelo Enem;
  • Crie seu projeto de intervenção;

Estruture bem os seus parágrafos. Quando você escreve um parágrafo muito grande, por exemplo, corre um grande risco de falta de coesão e de coerência.

Já temos conteúdos que se aprofundam nesses assuntos. Confira:

Espero que este post tenha ajudado você a compreender mais sobre como fazer a redação do Enem em uma hora. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

E para entender mais sobre essa dicas, confira meu vídeo abaixo:

SAIBA MAIS

➡️ Preposição: Definição e Exemplos

➡️ Tipos de linguagem

➡️ Diferentes tipos de discursos

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.LEIA MAIS

Compartilhar:

Deixe uma resposta