Sintaxe: saiba sobre os termos integrantes da oração

Você sabe o que são termos integrantes da oração? São palavras ou expressões que fazem parte de uma oração e integram o sentido dos verbos e dos substantivos que a compõem.

Ou seja, eles são fundamentais para trazer sentido para a frase, pois, na maioria dos casos, um verbo ou um substantivo sozinhos não têm sentido completo.

Os termos integrantes da oração são:

Complemento nominal

Complemento nominal é o que complementa o sentido de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Ele está sempre ligado a um nome por meio de uma preposição.

Exemplo: Tenho muito orgulho da minha filha.

Lembre-se de que o complemento nominal sempre começa por uma preposição. Neste caso, será ‘da minha filha’. Veja que essa expressão não faz referência ao verbo ‘ter’, mas ao substantivo ‘orgulho’. Afinal, orgulho de quem? Da minha filha.

O complemento a um nome também pode acontecer caso tenhamos uma oração subordinada substantiva completiva nominal.

Exemplo: Tenho esperança de que eles farão doações.

Repare que o complemento nominal é a oração ‘de que eles farão doações’, pois complementa o substantivo ‘esperança’. Sabemos que o complemento é uma oração pois ela possui um verbo.

Objeto direto e indireto

Os objetos direto e indireto são considerados complementos verbais, isto é, complementam o sentido de um verbo. Complementos verbais são termos que se juntam ao verbo para indicar a circunstância em que ocorre a causa verbal.

Exemplo: Utilize o corrimão.

Note que o verbo utilizar precisa de um complemento. Quem utiliza, utiliza o quê? O que é para ser utilizado? Neste caso, o corrimão. Temos aqui um objeto direto, pois não há necessidade de preposição.

Exemplo: Meu namorado discordou de mim.

Novamente precisamos de um complemento. Quem discorda, discorda de algo. Neste caso, discorda ‘de mim’. Portanto, objeto indireto, pois precisamos de uma preposição.

Lembrando que também existe o chamado objeto direto preposicionado. Ele acontece por motivos estilísticos, para dar ênfase ou evitar ambiguidade.

Exemplo: O samurai sacou da espada.

Veja o verbo: quem saca, saca algo ou alguma coisa. Ou seja, o verbo não pede uma preposição. Mas por questões de estilo, alguns autores podem colocar a preposição.

Agente da passiva

Quando falamos de agente da passiva, a primeira coisa que temos que ter em mente é que estamos tratando de uma oração que esta voz passiva.

Isso posto, o agente da passiva indica o agente da ação na voz passiva. Ele corresponde ao sujeito na voz ativa e sempre vem precedido pela preposição ‘por’ e suas contrações (pelo, pela, pelos, pelas).

Exemplo: Meu irmão escreveu um artigo científico.

Observe que esta frase está na voz ativa e que seu sujeito é ‘meu irmão’. Vamos transformá-la para voz passiva:

Um artigo científico foi escrito pelo meu irmão.

Veja que, agora, o sujeito se tornou ‘um artigo científico’. O que era o sujeito na voz ativa (‘meu irmão’) passa a ser o agente da passiva. Note que, mesmo na voz passiva, a ação segue sendo dele. Afinal, nesse exemplo, o artigo científico é um ser inanimado, que não pode agir (sujeito paciente).

Importante: o agente da passiva normalmente é representado por um substantivo ou pronome, mas pode ser omitido em algumas ocasiões.

Exemplos:

A petição foi entregue pelo advogado. (agente da passiva é um substantivo)

A petição foi criada por nós. (agente da passiva é um pronome)

A casa foi assaltada. (o agente da passiva está omisso. A casa foi assaltada por quem, afinal?)

Vale notar que o predicativo do sujeito e o predicativo do objetivo também podem ser considerados termos integrantes da oração, uma vez que podem ser utilizados como complemento verbal ou nominal de uma frase.

Predicativo do sujeito

Termo que caracteriza o sujeito. Existe apenas quando temos um predicado nominal.

Exemplo: Paulo ficou muito feliz de ter sido aprovado no Enem.

Observe que ‘muito feliz’ qualifica o estado que Paulo ficou por ter sido aprovado.

Predicativo do objeto

Da mesma forma, o predicativo do objeto é um termos que dá qualidade a um objeto direto ou indireto. Ele aparece apenas quando tivermos um predicado verbo-nominal.

Exemplo: Paulo teve um dia exaustivo.

Veja que a palavra ‘exaustivo’ não se refere ao sujeito (‘Paulo’), mas caracteriza ‘dia’, que é o objeto da frase.


Espero que esses exercícios tenham ajudado você a entender melhor sobre os termos integrantes da oração. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS
📚 10 exercícios com gabarito sobre frase, oração e período
📚 Artigo de Opinião
📚 
Conceito de substantivo: Teoria e Exemplos

Me acompanhe nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, me siga no Instagram, se inscreva no Youtube e participe do meu canal oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta