Curso online ou presencial? Qual devo escolher?

Você precisa reforçar os estudos para garantir uma vaga no Vestibular, Enem ou Concurso Público, certo? O que você escolhe: um curso presencial ou online?

Até pouco tempo, um cursinho presencial era a única opção dos estudantes. Felizmente, isso mudou e, hoje, existem diversas alternativas de cursos e plataformas de estudo online.

Mas será que vale a pena estudar pela internet? É melhor ou pior? Quais os benefícios? É o que vamos ver na sequência. Acompanhe!

Curso online ou presencial: qual é a melhor opção para estudar?

Com o avanço da tecnologia, hoje, com dois ou três cliques é possível ter acesso a uma infinidade de conteúdos, inclusive cursos online para reforçar os estudos.

Plataformas preparatórias para Enem, vestibular e concursos estão por toda a parte, inclusive aquelas especializadas em uma área específica, como é o Redação e Gramática Zica.

Vantagens de cursos online

Um computador, celular ou tablet e acesso à internet: é tudo o que você precisa para estudar online. E isso dá uma flexibilidade muito maior de horário. Não é preciso acordar cedo e enfrentar o trânsito da manhã para chegar ao local. Você estuda quando preferir e encaixando na sua rotina.

Além de mais praticidade, isso faz com que você poupe tempo, dinheiro e evite muito estresse.

Outra vantagem importante de estudar online é o preço. Uma plataforma de estudos geralmente tem valores bem mais acessíveis do que um cursinho preparatório presencial.

Desvantagens de cursos online

Vamos ser transparentes: os cursos online têm características que podem não agradar algumas pessoas. Uma delas é que se trata de uma atividade solitária.

Quando você estuda pelo computador, não há interação com colegas ou com o professor. Mesmo que a aula não seja gravada, o chat ao vivo não é a mesma coisa que levantar o dedo na sala de aula.

Claro, para os mais introvertidos, a falta de interação pode até parecer mais uma vantagem. No entanto, vale lembrar que isso também se reflete na hora de tirar dúvidas com o professor, já que você vai depender de mensagens em fóruns ou no chat de uma live.

Um aspecto que não podemos deixar de citar é a maior necessidade de disciplina. Num curso online, não há ninguém dizendo quando você tem que estudar nem o que deve estudar.

Você deve manter o foco e ser organizado para estudar todos os dias e cumprir as atividades planejadas na plataforma. Aliás, o ideal é criar um cronograma e separar uma faixa de horário todos os dias para estudar e acompanhar o conteúdo.

Vantagens e desvantagens de cursos presenciais

Não precisamos nos aprofundar, já que é basicamente o oposto do que vimos acima. A maior facilidade para tirar dúvidas e a possibilidade de interação com outros estudantes podem ser experiências que muitas pessoas valorizam nos cursos presenciais.

Além disso, na escola ou no cursinho há um plano bem definido: você sabe o que vai estudar em cada dia da semana e em que horário vai precisar estar lá.

Por outro lado, como vimos, o deslocamento até o local do curso pode ser bem estressante e consumir bastante tempo. Ademais, cursinhos podem ser bem caros.

Outro ponto importante é que, embora haja cursos especializados, como os de exatas, por exemplo, dificilmente você encontrará opções focadas apenas nas disciplinas que você mais precisa. Na internet, tudo é mais segmentado.

Afinal, qual é melhor?

Apresentamos as vantagens e desvantagens de cursos online e presenciais. A escolha depende do que você acha mais importante e da experiência de cada um.

No entanto, vale destacar a importância das plataformas de estudo online para reforçar conteúdos nos quais você tem mais dificuldade ou que deseja dar um gás.

Mesmo que você esteja na escola ou fazendo um cursinho, canais como o Redação e Gramática Zica são uma excelente opção.

A nossa plataforma oferece aulas completas de redação, gramática, interpretação e compreensão de texto, além de literatura, linguagens, história e geografia. Além das aulas gravadas na plataforma, fazemos lives e oferecemos materiais completos para impressão, simulados, planos de estudo e muitos mais.

E tudo isso com um valor muito mais acessível do que um cursinho presencial. Acesse nosso site e conheça!

Para aprender mais

Espero que essa aula ajude você a conhecer mais sobre os prós e contras de um curso online e presencial. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 PARÔNIMOS E HOMÔNIMOS: QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELES?

📚 ACENTUAÇÃO GRÁFICA: REGRAS E EXERCÍCIOS

📚 VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

1 Comentário

  1. muito obrigado professora você é muito especial parabéns ☺️

Deixe uma resposta