O que é campo semântico? Exemplos e Exercícios

Quando estudamos a relação entre palavras, seja ela por origem, significa, som ou outro aspecto, encontramos dois conceitos: campo semântico e campo lexical. É necessário entendê-los em conjunto para compreendermos efetivamente essa matéria.

Mas o que é léxico e o que é semântica?

Léxico são as palavras que pertencem ou são utilizadas em uma língua. Por sua vez, a semântica estudou o significado de cada uma.

Sendo assim, o campo lexical é composto pelas palavras que fazem parte de uma mesma área do conhecimento e daqueles derivadas.

Por exemplo: trabalho, trabalhador, trabalhista, funcionário, patrão, profissional, operário etc.

Já o campo semântico envolve os sentidos que uma mesma palavra pode adquirir a depender do contexto em que ela é utilizada. Um mesmo termo pode ter significado diferente quando usado em momentos distintos.

Por exemplo: sair, ir embora, vazar, dar o fora, evaporar etc.

O campo semântico relaciona-se, portanto, com a interpretação que queremos que o interlocutor faça. E, nesse sentido, o campo semântico é polissêmico, isto é, possui vários sentidos.

Por exemplo: Ele partiu.

Sem o contexto adequado, podemos interpretar essa oração de diferentes formas. Ele foi embora? De um evento, de um lugar, de um país? Ou ele morreu?

Vamos fazer alguns exercícios para entender melhor.

Exercícios sobre campo semântico

QUESTÃO 1

(FGV) Campo semântico de falar: articular – balbuciar – cochichar – sussurrar – gritar – segredar – gaguejar – berrar – murmurar – pronunciar.

Analise as frases a seguir em que estão indicados os verbos empregados nos contextos em que aparecem, todos eles relacionados ao campo semântico de falar.

Assinale a opção que mostra um verbo inadequadamente empregado.

a) Quando se fala ao telefone, é preciso articular bem as palavras.

b) Com dois meses de idade, o bebê procurava comunicar-se, mas só conseguia gaguejar alguns sons.

c) O namorado passou toda a festa cochichando com a namorada no canto do salão.

d) Apesar de estudar inglês há pouco tempo, o rapaz já conseguia pronunciar bem palavras complicadas.

e) Diante do perigo, a conferencista passou a gritar, chamando a segurança do local.

QUESTÃO 2

(Fuvest) CONTRA A MARÉ

A tribo dos que preferem ficar à margem da corrida dos bits e bytes não é minguada. Mas são os renitentes que fazem a tecnologia ficar mais fácil.

Nesta nota jornalística, a expressão “contra a maré” liga-se, quanto ao sentido que ela aí assume, à palavra:

a) tribo.

b) minguada.

c) renitentes.

d) tecnologia.

e) fácil.

QUESTÃO 3

(UCSAL)

Quando saí de casa, o velho José Paulino me disse:

Não vá perder o seu tempo. Estude, que não se arrepende.

Eu não sabia nada. Levava para o colégio um corpo sacudido pelas paixões de homem feito e uma alma mais velha do que o meu corpo. Aquele Sérgio, de Raul Pompéia, entrava no internato de cabelos grandes e com uma alma de anjo cheirando a virgindade. Eu não: era sabendo de tudo, era adiantado nos anos, que ia atravessar as portas do meu colégio.

Menino perdido, menino de engenho.

José Lins do Rego – Menino de Engenho, Ed. Moderna Ltda., São Paulo, 1983.

No texto, o verbo cheirar tem significado de:

a) agradar.

b) parecer.

c) enfeitiçar.

d) indagar.

e) bisbilhotar.

QUESTÃO 4

(FGV) Ao escrever um texto, o autor enfrenta várias dificuldades. Uma delas é evitar a repetição de palavras e um dos meios para isso é substituir uma palavra de valor específico por outra de conteúdo geral, como no exemplo a seguir.

O sargento foi atropelado; depois de alguns minutos, chegou uma ambulância que levou o militar para o hospital.

Assinale os vocábulos abaixo que mostram, respectivamente, esse mesmo tipo de relação:

a) selvagens / índios

b) músicos / sambistas

c) embalagens / caixas

d) bananeira / bananal

e) quarto / cômodo

QUESTÃO 5

(FEPESE) Considerando as condições de produção textual, assinale a alternativa correta tendo em vista que as palavras no texto podem ser reagrupadas por tema ou por significação.

a) Campo lexical é o conjunto de empregos possíveis de uma palavra.

b) Os verbetes do dicionário procuram registrar o campo semântico das palavras que os encabeçam.

c) Campo semântico é o conjunto de palavras que, no interior do texto ou grupo de textos, exprime a mesma ideia ou descreve a mesma realidade.

d) Analisar o campo semântico de um texto nos permite pôr em evidência as preocupações do autor ou do narrador ou das personagens, bem como isolar o tema.

e) O estudo do campo lexical de uma ou de outra palavra-chave na obra de um escritor, por exemplo, deve ser feito sob um grande número de textos.

Gabarito

12345
bcbeb

Para aprender mais

Para fixar este conteúdo de uma vez por todas, confira a playlist com aulas sobre o tema:

Espero que esse post ajude você a conhecer mais sobre campo semântico. Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 SEMÂNTICA: LÍNGUA FALADA E LÍNGUA ESCRITA

📚 CONECTIVOS PARA REDAÇÃO: APRENDA COM EXERCÍCIOS

📚 POLISSEMIA E AMBIGUIDADE: QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELAS?

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta