A flexão verbal é uma característica notável da língua portuguesa. Refere-se às variações que os verbos podem sofrer para expressar, entre outras coisas, tempo, modo, número e pessoa. Compreender a flexão verbal é crucial para usar corretamente os verbos e é uma habilidade testada em muitos exames e concursos.

Flexão verbal com exercícios resolvidos e comentados

Dominar a língua portuguesa é um passo fundamental para quem deseja obter sucesso em exames como o ENEM, vestibulares tradicionais ou concursos públicos. Dentro dessa vasta língua, a flexão verbal é uma das ferramentas mais poderosas para nos comunicarmos de maneira efetiva e correta. 

Neste artigo, mergulharemos no universo das flexões verbais, entenderemos seu funcionamento e conheceremos suas regras. Além disso, forneceremos exercícios resolvidos para ajudar a solidificar esse conhecimento.  Então, vamos começar? 

O que é Flexão Verbal?

A flexão verbal é uma característica notável da língua portuguesa. Refere-se às variações que os verbos podem sofrer para expressar, entre outras coisas, tempo, modo, número e pessoa. Compreender a flexão verbal é crucial para usar corretamente os verbos e é uma habilidade testada em muitos exames e concursos. 

Quais os tipos de Flexão Verbal? 

Existem cinco tipos principais de flexão verbal na língua portuguesa:

  • Número e Pessoa: O verbo é flexionado para concordar com o sujeito da frase em termos de singular ou plural (número) e primeira, segunda ou terceira pessoa.
  • Tempo e Modo: A flexão verbal também indica o tempo (presente, passado, futuro) e o modo (indicativo, subjuntivo, imperativo) da ação ou estado que o verbo expressa. 
  • Voz: O verbo também pode se flexionar para indicar se o sujeito da frase está realizando a ação (voz ativa), recebendo a ação (voz passiva) ou realizando e recebendo a ação ao mesmo tempo (voz reflexiva).

Regras de Flexão Verbal 

As regras de flexão verbal em português podem parecer desafiadoras à primeira vista, mas com prática e entendimento, tornam-se bastante gerenciáveis. 

Vejamos as principais regras: 

  • Em relação à flexão de número e pessoa, é fundamental que o verbo concorde com o sujeito da frase. Por exemplo, nós cantamos (1ª pessoa do plural), eles cantam (3ª pessoa do plural).
  • Para o tempo e modo, cada verbo possui seis tempos no modo indicativo (presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito), três no modo subjuntivo (presente, pretérito imperfeito e futuro) e três formas no modo imperativo (afirmativo, negativo e indiferente).
  • A voz verbal não afeta a forma do verbo, mas pode alterar a estrutura da frase. Na voz ativa, o sujeito realiza a ação (João comprou o livro); na passiva, o sujeito recebe a ação (O livro foi comprado por João); e na reflexiva, o sujeito realiza e recebe a ação (João feriu-se).

Uso da Flexão Verbal no ENEM

No ENEM, a flexão verbal é comumente abordada nas questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. As questões podem envolver a identificação correta da flexão verbal em um texto, ou a escolha da forma verbal adequada para completar um texto. 

Por exemplo, em edições anteriores do ENEM, houve questões que envolviam a compreensão de como a flexão verbal contribui para o sentido de um texto.

Exemplo de questão do ENEM:

 “Leia o seguinte trecho de uma canção: ‘Eu quero que risque o meu nome da sua agenda.’ Nesse contexto, qual é a função da flexão verbal ‘risque’?”

A resposta seria: A flexão verbal “risque” está no modo subjuntivo, que é comumente usado para expressar desejos, dúvidas ou ações hipotéticas. Portanto, nesse contexto, “risque” expressa um desejo do falante.

Uso da Flexão Verbal nos Vestibulares

Nos vestibulares, a flexão verbal também é um tema recorrente, podendo aparecer de formas variadas. Além de questões que exigem o reconhecimento de flexões verbais em textos, também podem surgir perguntas sobre a formação de tempos verbais compostos, a mudança de sentido proporcionada pela alteração de uma flexão verbal, entre outros. Os vestibulares mais tradicionais costumam ter uma abordagem mais aprofundada da gramática, exigindo um conhecimento sólido das regras de flexão verbal.

Exemplo de questão de vestibular: 

“Complete a frase seguinte, flexionando o verbo entre parênteses no tempo e modo adequados:

‘Se eu __ (ser) eleito, mudarei as políticas atuais.’”

A resposta seria: “Se eu fosse eleito, mudarei as políticas atuais.” O verbo “ser” deve ser flexionado no modo subjuntivo (fosse) para indicar uma situação hipotética.

Uso da Flexão Verbal em Concursos Públicos

Nos concursos públicos, o domínio da flexão verbal é crucial, pois além de ser fundamental para uma boa redação, também é frequentemente cobrado em questões objetivas. Os concursos costumam cobrar tanto o conhecimento teórico das regras de flexão verbal, quanto a habilidade de aplicar este conhecimento na prática, seja para identificar erros em um texto, seja para escolher a opção que melhor completa um enunciado. 

Portanto, para quem está se preparando para concursos, é imprescindível ter um bom domínio da flexão verbal.

Exemplo de questão de concurso público: 

“Assinale a opção em que o verbo destacado está flexionado incorretamente: 

a) Se eu fosse mais alto, jogaria basquete; 

b) Espero que eles vem amanhã; 

c) Ela está comendo; 

d) Nós fomos ao cinema.”

A resposta seria: a opção b) “Espero que eles vem amanhã.” A flexão correta seria “venham”, no modo subjuntivo, já que está expressando uma expectativa sobre uma ação futura.


Exercícios resolvidos de Flexão Verbal

A melhor maneira de dominar a flexão verbal é por meio da prática constante. Aqui estão alguns exercícios para você testar o seu conhecimento.

Exercício 1

Complete a frase seguinte, flexionando o verbo entre parênteses no tempo e modo adequados: 

“Se nós __ (viajar) para o campo, __ (poder) descansar mais.”

Resolução: A frase correta é: “Se nós viajássemos para o campo, poderíamos descansar mais.” Ambos os verbos, “viajar” e “poder”, devem ser flexionados no modo subjuntivo para indicar uma situação hipotética.

Exercício 2

Assinale a opção em que o verbo destacado está flexionado incorretamente: 

a) Eles fazem o trabalho todos os dias; 

b) Tu comeste todo o bolo; 

c) Nós fomos na festa ontem;

d) Eu queria que tu vai embora.

Resolução: A opção d) “Eu queria que tu vai embora.” está incorreta. A flexão correta seria “vás”, resultando em “Eu queria que tu vás embora.”

Exercício 3

Qual é a flexão verbal correta para preencher a frase: 

“Eles ___ (ser) muito estudiosos quando eram jovens.”

Resolução: A frase correta é: “Eles eram muito estudiosos quando eram jovens.” O verbo “ser” deve ser flexionado no pretérito imperfeito do indicativo para concordar com a situação passada que é descrita.

Exercício 4

Assinale a opção que completa corretamente a frase: 

“Se eu ____ (saber) antes, teria me preparado melhor.”

a) sabia

b) soubesse

c) saberia

d) sei

Resolução: A opção correta é b) “soubesse”. A frase completa fica: “Se eu soubesse antes, teria me preparado melhor.” É necessário utilizar o pretérito imperfeito do subjuntivo pois a frase expressa uma condição não realizada no passado.

Exercício 5

Complete a frase com a flexão correta do verbo entre parênteses: 

“Espero que vocês ___ (vir) visitar-nos em breve.”

Resolução: A frase correta é: “Espero que vocês venham visitar-nos em breve.” O verbo “vir” deve ser flexionado para “venham”, no presente do subjuntivo, pois expressa uma ação futura desejada.

Exercício 6

Preencha a lacuna com a forma verbal correta do verbo entre parênteses: 

“Os cientistas esperam que, até o fim do século, a tecnologia já ___ (evoluir) o suficiente para colonizarmos outros planetas.”

Resolução: A frase correta é: “Os cientistas esperam que, até o fim do século, a tecnologia já tenha evoluído o suficiente para colonizarmos outros planetas.” Utiliza-se o presente do subjuntivo composto “tenha evoluído” para indicar uma ação futura anterior a outra ação futura.

Exercício 7

Escolha a forma correta do verbo para completar a frase: “O diretor solicitou que todos os funcionários ___ (estar) presentes na reunião de amanhã.”

a) estejam

b) estão

c) estariam

d) estivessem

Resolução: A opção correta é a) “estejam”. A frase completa fica: “O diretor solicitou que todos os funcionários estejam presentes na reunião de amanhã.” Utiliza-se o presente do subjuntivo “estejam” para expressar um desejo ou pedido.

Exercício 8

Complete a frase com a flexão correta do verbo entre parênteses: “A ideia de que nós ___ (poder) colonizar Marte em um futuro próximo é fascinante.”

Resolução: A frase correta é: “A ideia de que nós possamos colonizar Marte em um futuro próximo é fascinante.” O verbo “poder” deve ser flexionado para “possamos”, no presente do subjuntivo, pois expressa uma possibilidade ou especulação.

Exercício 9

Considere a tirinha a seguir.  Imagem associada para resolução da questão

ADAPTADO, Mafalda. QUINO. Disponível em:https://www.zinecultural.com/blog/melhores-tirinhas-da-mafalda . Acesso em 24 de março de 2023. 

No primeiro quadro da tirinha aparecem os verbos “use”, “compre”, “beba”, “coma”, “prove”. De acordo com as regras gramaticais da Língua Portuguesa, assinale a alternativa que indica corretamente o modo verbal desses verbos. 

Alternativas

  1. Modo imperativo
  2. Modo subjuntivo
  3. Modo indicativo
  4. Modo infinitivo
  5. Modo gerúndio

Resolução: Os verbos “use”, “compre”, “beba”, “coma”, “prove” estão no modo imperativo. O modo imperativo é usado para expressar uma ordem, um conselho, uma sugestão, um pedido, um convite ou uma instrução. Portanto, a resposta correta é: Modo imperativo

Com certeza! Aqui está um outro exercício que pode ser um pouco mais desafiador:

Exercício 10

Preencha a lacuna com a forma verbal correta do verbo entre parênteses: “Eles ___ (chegar) até aqui se __ (ter) seguido o mapa corretamente.”

Resolução 10: A frase correta é: “Eles teriam chegado até aqui se tivessem seguido o mapa corretamente.” Esta é uma estrutura condicional composta, onde o verbo “chegar” deve ser flexionado para “teriam chegado”, o futuro do pretérito composto do indicativo, para indicar uma ação que poderia ter ocorrido no passado mas não ocorreu. Além disso, o verbo “ter” deve ser flexionado para “tivessem”, o pretérito imperfeito do subjuntivo, para indicar a condição não realizada.

Dicas para Estudar Flexão Verbal:

Viu, só? Dominar a flexão verbal é uma tarefa desafiadora, mas absolutamente factível. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar suas habilidades e confiança nesse aspecto importante da língua portuguesa:

1. Estude as regras: Conheça bem as regras da flexão verbal e como elas se aplicam aos diferentes tempos e modos verbais. Entender o sistema verbal como um todo facilitará a identificação das formas corretas.

2. Pratique com exercícios: Exercícios de preenchimento de lacunas, como os que usamos neste artigo, são uma excelente maneira de praticar a flexão verbal. Eles ajudam você a aplicar o que aprendeu em um contexto prático.

3. Leia muito: A leitura regular expõe você a uma variedade de formas verbais em diferentes contextos, o que pode ajudá-lo a internalizar as regras de flexão verbal.

4. Use recursos online: Existem muitos recursos gratuitos disponíveis online, incluindo videoaulas, exercícios interativos e explicações detalhadas das regras gramaticais.

5. Não tenha medo de errar: Lembre-se, o aprendizado é um processo. Você não precisa acertar todas as vezes. Cada erro é uma oportunidade para aprender algo novo.

Seja qual for o seu objetivo – se preparar para o ENEM, vestibulares tradicionais ou concursos públicos, o domínio da flexão verbal é uma habilidade crucial para aprimorar sua escrita e leitura em português.


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2 comentários

  1. A minha professora, pesea maravilhosa! N tem como n aprender português com suas explicação, suas aulas são sensacional 👏👏👏

  2. Agradeço – lhe muito, PROFA!
    Bom dia! Que a benção de Deus,Pai,de Deus Filho e de Deus Espírito santo seja contigo e toda a tua família 🙏🙌

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