Checklist do Enem: Os assuntos de português que mais caem na prova

O Enem é uma prova muito bem elaborada, que costuma puxar bastante na interdisciplinaridade. Isso posto, dentro das competências exigidas no exame, a prova de língua portuguesa pode variar bastante.

Uma das formas de não ser pego de surpresa é entender o histórico da prova. Saber os assuntos que costumam mais cair no Enem, além de como funciona a redação, é fundamental para direcionar seus estudos e ir bem.

Junto a isso, lembre-se de que cada banca tem um modo de elaborar a prova. As questões do Enem não são iguais às da Fuvest, por exemplo. Por isso, não basta saber o que costuma cair, é preciso fazer simulados e resolver questões de outras edições do exame.

Assim, você consegue se familiarizar não só com os assuntos que mais caem, mas com o estilo das questões do Enem.

Os 5 assuntos que mais caem no Enem

Analisando o histórico do Enem, portanto, podemos listar os seguintes assuntos mais cobrados:

Gêneros textuais

São questões relacionadas às estruturas dos diferentes textos, sua interpretação e sua função social.

Costumam aparecer textos em formatos de notícias, reportagens, publicidades, crônicas, entre outros, sempre buscando que o candidato faça algum tipo de correlação.

Estude mais: GÊNEROS TEXTUAIS X TIPOS TEXTUAIS: QUAL A DIFERENÇA?

Interpretação de texto

A interpretação de texto permeia toda a prova do Enem. Afinal, você deve compreender o enunciado – e em muitas questões textos que as acompanham – para resolvê-la.

Frequentemente você vai se deparar com questões que exigem a leitura de textos extensos. Você deve interpretá-los bem para respondê-las corretamente.

Estude mais: APRENDA COMO DOMINAR A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Figuras de linguagem

Existem inúmeras figuras de linguagem na língua portuguesa e elas podem ser cobradas tanto de forma objetiva quanto combinada com outros conteúdos. Metáfora, comparação, metonímia, elipse, onomatopeia, paradoxo, sinestesia, polissíndeto… estude as principais figuras para não errar questões bobas.

Estude mais: FIGURAS DE LINGUAGEM: SAIBA O QUE SÃO E CONFIRA EXEMPLOS

Variação linguística

O Português é um idioma altamente diverso. Dentro do Brasil, temos uma série de variações em função da região, faixa etária, tempo histórico, profissão, classe social etc. Ou seja, todo o contexto em que o falante está inserido influencia na forma como ele se comunica.

Estude mais: VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Funções da linguagem

As funções da linguagem dizem respeito à intenção do falante. Elas podem ser referencial, emotiva, poética, fática, conativa e metalinguística.

Estude mais: FUNÇÕES DA LINGUAGEM: RESUMO E EXEMPLOS

Para aprender mais

Para aprender cada detalhes das provas de Linguagens no Enem, confira a aula abaixo:

Espero que esse post ajude você a entender os assuntos de português que mais caem na prova do Enem.

Se tiver dúvidas e quiser aprender mais sobre redação e gramática, acesse meu site e inscreva-se para receber meus conteúdos!

SAIBA MAIS

📚 5 DICAS DE COMO ESTUDAR PARA O ENEM

📚 COMO ESTUDAR LITERATURA PARA O ENEM E PARA VESTIBULARES

📚 DICAS DE PALAVRAS PARA USAR NA REDAÇÃO

Acompanhe meu trabalho nas redes sociais: curta a minha página no Facebook, siga meu perfil no Instagram, inscreva-se no meu canal no Youtube e participe do meu grupo oficial no Telegram.

Compartilhar:

Deixe uma resposta